Neste sábado (9), o São Luiz terá uma tarefa difícil no Gauchão. Vencer o Inter no Beira-Rio e garantir uma vaga para as semifinais. A situação fica mais delicada, pois o Colorado, além de jogar no seu estádio, que deverá receber 48 mil torcedores, ainda tem a vantagem de jogar por um empate.
Isso torna a missão do São Luiz ainda mais complexa, principalmente para um time que não venceu fora de casa neste Gauchão. Apesar do favoritismo colorado, a torcida de Ijuí tem alguns motivos para acreditar na superação do Rubro, em Porto Alegre.
Não perdeu para times da Série A
Na primeira fase do Gauchão 2024, o São Luiz enfrentou o Grêmio, na Arena, e Inter e Juventude no Estádio 19 de Outubro. Nos duelos contra os times que disputam a Série A do Brasileirão, o Rubro não foi derrotado por nenhum destes adversários. Foram três empates.
Apesar de não ter saído com a vitória, o desempenho da equipe treinada por Alessandro Telles nestes três duelos deixou boa impressão. São Luiz e Inter se enfrentaram na segunda rodada do Estadual e empataram em 0 a 0.
Defesa sólida
Uma das marcas do time neste estadual é a solidez defensiva. Ao lado do Juventude, o São Luiz tem a terceira melhor defesa com apenas nove gols sofridos. Apesar do time ter perdido o goleiro Raul para o Botafogo nesta semana, um dos pontos fortes da equipe é a forte marcação.
— Nós temos uma marcação forte. Nós tentamos encurtar os espaços e sair em velocidade. Temos uma transição boa, jogadores que gostam de ficar com a bola, que não gostam de jogar por uma bola só. Nós gostamos de ter construções, triangulações. A gente mostrou isso ao longo do campeonato. Essas são as nossas maiores virtudes, mais a inteligência de jogo da equipe. Queremos estar na melhor forma, tanto mental quanto de desenvolvimento de jogo —destaca o treinador do Rubro.
Retrospecto positivo em jogos de mata
Recentemente, o São Luiz teve duas decisões em jogo único, semelhantes ao jogo das quartas de final do Gauchão. Em ambas saiu vitorioso. O primeiro foi na primeira fase da Copa do Brasil, contra o Ituano. A equipe de Ijuí acabou superando os paulistas por 2 a 1 e garantiu a vaga para a segunda fase.
Na semana seguinte, teve a decisão da Recopa Gaúcha, contra o Grêmio. O Tricolor jogou com o time reserva, mas o Rubro também precisou jogar com um time misto por conta do desgaste físico. Dentro de campo, o São Luiz venceu por 2 a 0 e ficou com o título.