Faltando uma semana para o jogo da segunda fase da Copa do Brasil, o São Luiz se prepara para um dos jogos mais importantes de sua história. Na próxima quarta-feira (13), o Rubro enfrentará o América-RN, em Natal. O adversário tem passado por altos e baixos nos últimos meses e, no fim de semana, conquistou o primeiro turno do Campeonato Potiguar.
O América-RN é treinado por um profissional conhecido no futebol gaúcho. Marquinhos Santos, que foi apresentado no início deste ano, comandou o Juventude em duas oportunidades. Na sua primeira passagem pelo clube da Serra Gaúcha, conseguiu o acesso da Série C para a Série B do Brasileirão.
Temporada atual
O treinador chegou para tentar recuperar o prejuízo do clube no ano passado, quando foi rebaixado para a Série D do Brasileirão. A temporada começou intensa para a equipe com três competições. Além do Estadual e da Copa do Brasil, o time potiguar disputa a Copa do Nordeste. Nesta última competição, o time está na lanterna do Grupo A, com apenas um ponto em quatro jogos. Na temporada atual, em 13 jogos, foram 6 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.
Por outro lado, a situação no Campeonato Potiguar é positiva. No domingo (3), o América-RN conquistou o título do primeiro turno da competição, ao vencer o rival ABC, nos pênaltis, por 4 a 2, depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal. Desta forma, já tem garantida a presença na final do campeonato. Caso volte a vencer o segundo turno, será declarado o campeão.
Na Copa do Brasil, o América-RN tinha a missão de espantar o trauma de cair na primeira fase. Em 2023, caiu no primeiro jogo da competição para o modesto Iguatu, do Ceará. Neste ano, no primeiro duelo enfrentou o Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. O Alvirrubro venceu por 2 a 1 e garantiu a classificação para enfrentar o São Luiz na segunda fase.
A partida contra os gaúchos deverá ocorrer na Arena das Dunas. Diferente da primeira fase, quando os visitantes tinham a vantagem de jogar pelo empate, na segunda fase não há vantagem. Em caso de igualdade no placar durante o tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis.