Na quarta-feira (21), o São Luiz encara o Ituano na primeira fase da Copa do Brasil. O duelo será no Estádio 19 de Outubro, às 20h30min. Os gaúchos precisam obrigatoriamente da vitória para conseguir a classificação e faturar o prêmio de R$ 945 mil. Apesar de encarar um time que disputa a Série B do Brasileirão, o Rubro encontrará um adversário que passa por uma situação delicada no Paulistão.
Isso porque, o time da cidade de Itu está há sete jogos sem vencer no Estadual. É uma situação muito parecida com a que é vivida pelo São Luiz, que empatou sete dos nove jogos que disputou no Gauchão.
Pressão por resultados
O Ituano está em 3º lugar no Grupo A com 6 pontos, um ponto atrás da Portuguesa, que está em 2ª. No entanto, na classificação geral, o clube está perto da zona do rebaixamento.
No sábado (17), o Galo empatou com a Ponte Preta em 1 a 1, fora de casa. Situação que aumentou a pressão sobre o Ituano e o técnico Marcinho começou a balançar no cargo. Mesmo assim, a diretoria bancou o treinador, após mais um resultado adverso. Hoje, o Ituano está há um ponto do Guarani, que está dentro da zona do rebaixamento.
Personagens
Fora das quatro linhas, o Ituano tem um personagem conhecido do futebol brasileiro. Juninho Paulista trabalha como gestor do clube. Ele está no cargo desde setembro do ano passado, depois de passar quatro anos na CBF. Juninho, inclusive, foi revelado como jogador pelo time.
Dentro de campo, o time paulista tem um jogador bastante conhecido dos gaúchos. O meia Jean Pyerre, que atuou no Grêmio entre 2017 e 2021. Ele chegou a anunciar a aposentadoria, mas a ida para o Ituano o fez adiar a decisão. O atleta fez boa estreia pelo time com uma assistência na vitória sobre o Corinthians. No entanto, ele não vem sendo aproveitado no time titular.
O clube também conta com Leozinho, que foi eleito o melhor jogador do mundo de futsal sub-23 em 2019 e 2020. Ele atuava no Sorocaba e largou as quadras em 2022. A sua primeira experiência nos gramados foi pelo Hercílio Luz, em Santa Catarina. Desde o início da temporada 2024, ele realizou testes em Itu e a sua contratação foi oficializada no início de fevereiro. Porém, o jogador ainda não estreou pelo time.
Na segunda fase, vencedor do jogo enfrentará o ganhador do duelo entre Costa Rica-MS e América-RN. A partida também será em jogo único e se o time de Ijuí se classificar, jogará fora de casa.