Nesta terça-feira (6), os clubes participantes da Divisão de Acesso do Rio Grande do Sul, em 2024, se reuniram na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, para decidir a fórmula de disputa do campeonato deste ano. Em votação acirrada, a maioria optou por manter o mesmo formato do ano passado.
A proposta de mudança sugerida era realizar a primeira fase em que todos os 16 clubes se enfrentassem em turno único, totalizando 15 rodadas. Assim, classificando os oito primeiros colocados para a fase de mata-mata. A proposta dividiu opiniões, fato que foi observado na votação. Foram sete votos pela mudança, contra nove que optaram por manter a fórmula do ano passado (confira abaixo como cada clube votou).
Com a decisão da maioria, os times da Divisão de Acesso serão divididos em dois grupos de oito equipes. Eles se enfrentarão dentro da própria chave em turno e returno. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. Os lanternas de cada chave serão rebaixados.
A reunião também já definiu a divisão dos times dentro dos grupos. A tabela de jogos da primeira fase deverá ser divulgada até o fim desta semana. A competição está prevista para iniciar no dia 14 de abril, uma semana após a final do Gauchão 2024.
Como votou cada clube
A favor da mudança da fórmula de disputa
- Lajeadense
- São Gabriel
- Bagé
- Gaúcho
- Brasil-Far
- União-FW
- Veranópolis
Contra a mudança da fórmula de disputa
- Aimoré
- Esportivo
- Cruzeiro
- Inter-SM
- Passo Fundo
- Pelotas
- Futebol Com Vida
- Glória
- Monsoon
Grupos da Divisão de Acesso 2024
Grupo A
- Esportivo
- Veranópolis
- Glória
- Brasil de Farroupilha
- Gaúcho
- União Frederiquense
- Cruzeiro
- Passo Fundo
Grupo B
- Lajeadense
- Inter-SM
- Bagé
- Pelotas
- Aimoré
- São Gabriel
- Monsoon
- Futebol Com Vida