A temporada de 2024 começou nesta terça-feira (16), para o Atlântico. O elenco do atual campeão nacional se reapresentou nesta manhã para dar início aos trabalhos de pré-temporada. Neste ano, o Galo disputará cinco competições oficiais: a Liga Nacional de Futsal, a Copa RS, a Copa do Brasil, o Gauchão e, ainda, a Talentos LNF.
Além dos 11 atletas que estavam no elenco de 2023 e estenderam o período de contrato com o Atlântico, a reapresentação contou com caras novas. O goleiro Renan, os fixos Deivão e Vagner e os pivôs Gessé e Elenilson, também se apresentaram no Caldeirão do Galo. O único que não participou do início das atividades foi o ala Pedrinho, que, por atraso na decolagem de seu voo, não conseguiu chegar a tempo.
O treinador Paulinho Sananduva, que seguirá à frente do comando técnico do Atlântico, frisou sobre a responsabilidade de todos os jogadores manterem o bom nível apresentado pelo time na temporada passada. Assim, segundo ele, será possível dar seguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido.
— No ano passado, concretizamos nosso sonho de conquistar a Liga Nacional, mas seguiremos 2024 sabedores que teremos uma responsabilidade sempre maior, porque quando você chega num patamar de competição, você tem que trabalhar mais para não cair na armadilha da acomodação. Nós vamos ter que ter muito cuidado para entender esses momentos. Então, em 2024 temos a expectativa de um ano muito competitivo, com várias competições, mas sabemos o caminho e talvez tenhamos menos dificuldade, porque entendemos que o segredo é o trabalho. Nosso objetivo será vencer todas as competições que disputarmos, sempre — destacou o treinador.
Categorias de base
Em 2024, o Atlântico também irá trabalhar com a formação de atletas nas categorias de base. Pensando nisso, o clube erechinense irá disputar o Talentos LNF, uma competição da categoria sub-20 da Liga Nacional de Futsal, que será uma novidade no calendário do futsal brasileiro. O projeto tem como objetivo principal dar a oportunidade para que os atletas possam participar ativamente de uma competição em nível nacional de longa duração.
Pensando nisso, Sananduva frisou que pelo alto número de competições que a equipe adulta irá disputar, os jovens que irão integrar o novo projeto das categorias de base terão oportunidade em seu time.
— Teremos um trabalho em conjunto da base com o adulto. A troca de informações entre as comissões técnicas será fundamental para darmos oportunidades à eles. Quando estivermos com jogadores desgastados, o juvenil terá a chance de atuar, até para eles estarem bem condicionados também. É um desafio novo para o Atlântico, mas isso irá fortalecer cada vez mais o clube, porque daqui alguns anos esses atletas irão querer estar no lugar dos adultos e, assim, no futuro, teremos essas peças aqui mesmo — finalizou.
Confira o elenco do Atlântico
- Goleiros: João Paulo, Alê Falcone e Renan
- Fixos: Erick, Vagner e Deivão
- Alas: Chape, Suelton, William, Richard, Teillor, PL, Wendel e Pedrinho
- Pivôs: Jean Gaúcho, Gessé e Elenilson