Faltam pouco mais de duas semanas para o início do Gauchão e a preparação do São Luiz entra na reta final. Depois de quase um mês aprimorando a parte física, o time de Ijuí inicia 2024 com foco na parte técnica e tática.
A pré-temporada do Rubro iniciou em dezembro. Neste período, a preparação física foi o foco principal das atividades. No entanto, o clube não deixou de lado os trabalhos com bola e realizou quatro jogos-treino. Venceu três e perdeu apenas um, que foi para o Santa Cruz por 3 a 1, no sábado (30), fora de casa.
Agora, com a virada do ano, a comissão técnica começa a aprimorar os trabalhos visando a estreia no Gauchão, que deverá ser nos dias 20 ou 21 de janeiro, contra o São José, em Porto Alegre.
— A gente encerrou um ciclo de mais força. Agora começa o refinamento com o modelo tático e técnico, que é quando a gente começa a aprimorar essa parte. Os jogadores vão começar a ficar mais soltos, pois foram muitos treinos de força com treinos com bola. Começaremos a acelerar e passar para a parte de velocidade. Vamos conseguir melhorar o nosso nível — comentou o técnico Alessandro Telles.
No entanto, depois da realização dos primeiros amistosos, o treinador garante que o time ainda tem muito a melhorar.
— Estamos saindo da parte bruta, para a parte fina da preparação. Acho que chegamos numa boa condição, mas longe ainda do ideal — admitiu.
Antes da estreia no Gauchão, o São Luiz fará o seu último amistoso, mais uma vez, contra o Santa Cruz, mas desta vez, em Ijuí, no dia 13. A ideia inicial era realizar outro teste nos primeiros dias do ano, mas a comissão técnica reviu o planejamento e preferiu manter apenas um jogo antes do campeonato.
— Vamos manter a programação para ganhar um pouco mais de tempo para treino. Se a gente coloca um jogo a mais, vamos perder pelos menos duas sessões de treinos – revelou Alessandro Telles.
Troca-troca com o Botafogo-PB
Na última semana de 2023, o São Luiz movimentou o mercado de transferências. O clube cedeu o zagueiro Bruno Cardoso para o Botafogo-PB. Em contrapartida, o time da Paraíba deverá ceder o centroavante Yan Phillipe para o Rubro por empréstimo até o final do Gauchão. O novo reforço supre uma carência no elenco para o início da competição.
— Saiu um zagueiro nosso, o Bruno Cardoso, que foi para o Botafogo-PB. Como já tínhamos cinco zagueiros, liberamos o Bruno e trouxemos do Botafogo-PB, Yan Phillippe, que é centroavante. A gente só tinha um jogador nessa posição, que é o Morbeck. Agora, o nosso elenco ficou mais equilibrado — destacou o treinador.
O São Luiz irá começar o Gauchão com 28 jogadores e, se não houver novas saídas do time, o clube não deverá trazer mais reforços.