O União Frederiquense disputou 19 partidas nesta temporada entre Divisão de Acesso e Copa FGF - Troféu Rei Pelé e não repetiu nenhuma escalação. O treinador Cláudio Júnior está no comando técnico há 16 rodadas e atuou com 28 titulares diferentes ao longo das competições. Ele comentou para a reportagem de GZH que ainda está em busca do time ideal.
Cláudio Júnior assumiu o comando técnico da equipe frederiquense na quarta rodada da Divisão de Acesso. De lá para cá, escalou o time com 28 formações iniciais diferentes entre a segunda divisão estadual e a Copa FGF. Algumas vezes a mudança na escalação foi por estratégia de jogo, outras por conta de lesões ou até mesmo por opção.
Entretanto, faltando duas partidas para finalizar a primeira fase da Copa FGF, o treinador ainda está em busca do time ideal. Cláudio comenta que sentiu falta que ver a equipe disputando mais amistosos, período no qual poderia analisar os atletas que integram o elenco.
— Rodamos bastante nosso grupo. Desde a minha chegada ao clube, que se deu após o fim da pré-temporada , eu identifiquei que nesse período o clube realizou poucos amistosos. Então, como não tínhamos testado muitos os atletas precisamos dar uma rodagem ainda maior dentro da competição para encaixamos o time — frisou.
Outro fator que interferiu, segundo Cláudio, é o número extenso de jogadores para testar:
— Acredito que o ideal seria termos um grupo com 28 atletas e nós tínhamos em nosso grupo 35. Então procuramos nos adequar a este número e oportunizar da melhor forma os jogadores dentro do sistema de jogo, que variam de uma partida para outra.
Para buscar o time ideal, o treinador aposta na observações dos treinos para ser justo com quem se destacou durante a semana de treinamentos:
— Trabalhamos sempre sendo justos com os atletas e colocando em campo quem apresentou melhor desempenho nos treinos e jogos, assim mantendo o critério tático, técnico e físico com os jogadores.
No momento, o União-FW é quarto colocado do Grupo B da Copa FGF, com três pontos conquistados em quatro rodadas. Para avançar às quartas de final, depende apenas de si, visto que enfrenta Juventude e Passo Fundo, segundo e terceiro da chave, respectivamente.
No dia 26 deste mês, visita o Juventude, às 15h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Na última rodada, que será realizada no dia 2 de setembro, recebe o Passo Fundo, às 15h, na Arena União, em Frederico Westphalen.