O Passo Fundo entra em campo nesta quarta-feira (9), às 15h, pela 5ª rodada da Copa FGF - Troféu Rei Pelé. O jogo contra o São Luiz, de Ijuí, no Estádio Vermelhão da Serra, será o primeiro após a eliminação na Divisão de Acesso. A partir de agora, o clube terá que driblar os problemas para conseguir repetir o feito de 2022, quando chegou à final da competição.
O maior desafio que o técnico Bruno Coutinho tem pela frente é a motivação do time para o restante da temporada. A queda diante do Santa Cruz ainda é lamentada internamente. Porém, é preciso seguir na Copinha com um elenco bastante reduzido. Isso porque, na semana passada o clube liberou 10 jogadores do grupo profissional.
— É bem complicado o trabalho com a baixa que tivemos no grupo, com rescisões de contrato e deixar os atletas seguirem as carreiras deles. O maior desafio seria manter esse grupo ainda motivado e ainda fazer eles acreditarem que a gente tem algo nessa temporada. A gente tem um jogo interessante contra uma equipe de primeira divisão de Campeonato Gaúcho e ainda temos grandes chances de se classificar. Se consolidar isso, vamos para mais um mata-mata. Diria que mantê-los motivados e com um grupo enxuto é o maior desafio — revelou o treinador.
Na Copa FGF, o Passo Fundo jogou todas as partidas com reservas ou time alternativo, pois estava priorizando a Divisão de Acesso. Agora, no entanto, Coutinho se vê obrigado a improvisar para levar o time à campo contra o São Luiz. Após as saídas dos atletas, o grupo conta apenas com 14 atletas de linha. Sendo que seis deles ainda são Sub-20.
O treinador lembrou que, na Copinha, o time pontuou mesmo quando jogou com a equipe reserva contra o União-FW e Juventude.
— Nas duas derrotas que tivemos, a gente terminou o jogo atuando com o Sub-20, com atletas que eu não havia trabalhado até então. Com os meninos que temos à disposição, a gente carece de qualidade técnica. Eles não têm duas ou três súmulas como profissionais ainda. Vai ser bastante difícil, além de manter motivados para jogar. Vamos jogar com essa meninada e tentar ser o mais competitivo possível — disse.
Apesar das dificuldades para montar o time, o treinador garante que a equipe almeja a classificação.
— Não conseguiria me preparar pensando em outra coisa que não seja a vitória e a classificação. O grupo tem profissionais muito experientes, remanescentes da Divisão de Acesso. Conversei com eles a respeito disso, seria uma conduta antiética da minha parte e também antidesportiva, treinar aqui sem almejar alguma coisa na competição. É o nome do Passo Fundo e o meu que estão em jogo e almejo me tornar muito melhor — concluiu.
O Passo Fundo está na terceira colocação do Grupo B da Copa FGF com quatro pontos. Já o São Luiz é o líder com 12 pontos. A última rodada está marcada para o dia 2 de setembro contra o União-FW, em Frederico Westphalen.
Classificação do Grupo B
- São Luiz: 12 pontos
- Juventude: 4 pontos
- Passo Fundo: 4 pontos
- União-FW: 3 pontos