O Ypiranga entra em campo na segunda-feira (10), pela 12ª rodada da Série C. Recebe o Náutico, às 20h, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. O Canarinho está na 11ª colocação da competição, com 14 pontos. Para retornar ao G-8, zona de classificação para a próxima fase, precisa reencontrar o caminho das vitórias. A última foi há um mês, em 11 de junho, quando derrotou o São José, pelo placar de 1 a 0.
Nas últimas seis partidas, o Canarinho perdeu quatro, empatou uma e venceu outra. Para voltar a vencer, Luizinho Vieira aposta no diálogo com o grupo de atletas. Na semana de treinamentos visando a partida, o treinador corrigiu, modificou e conversou muito com os jogadores.
— Esse é um momento que passa muito pela parte emocional. Além de cobrar os atletas, eu preciso direcionar. O diálogo é uma das formas que penso que pode nos fazer voltar a vencer. Posso fazer correções, analisar e orientar todos os atletas. Eu já vivi muito do outro lado e sei que nessas horas a conversa ajuda — frisou Luizinho.
Para o treinador, a sequência de dois jogos no Colosso da Lagoa irá ajudar a equipe retornar ao G-8. O primeiro será na segunda-feira, contra o Náutico. No dia 16 pegará o Pouso Alegre. Se fizer seis pontos, retoma a briga pela próxima fase.
— Temos na sequência da competição dois jogos em casa, com o mínimo de deslocamento possível. Com isso conseguimos treinar melhor, recuperar a parte física e cuidar da parte emocional de todos os atletas. Portanto, esses confronto serão decisivos. Além disso, contamos com alguns dias a mais de trabalho, visto que o jogo será na segunda-feira, então revemos a parte física, técnica, tática e visual através de vídeos — comentou.
Para uma possível virada de chave na competição, Luizinho pede o apoio da torcida:
— Quero convocar o torcedor para que compareça ao jogo de segunda-feira, contra o Náutico, pois sempre foi fundamental na nossa caminhada. O nossa recente histórico de confrontos mostra que somos capazes de sair desse momento conturbado. Grêmio, Bragantino e Botafogo provaram disso aqui. E isso somente aconteceu porque contamos com o apoio de todos eles. Esse carinho fora de campo é muito bom e irá nos ajudar a emplacar novas vitórias.