Esporte Clube Passo Fundo e Sport Clube Gaúcho estão na reta final da preparação para a estreia na Divisão de Acesso, no próximo domingo (16). Com cerca de um mês desde o início das atividades, as equipes realizam jogos-treino com equipes do interior gaúcho e se finalizam a preparação antes do primeiro jogo oficial.
Na tarde deste sábado (8), o Passo Fundo entra em campo diante do Lajeadense, às 16h, na Arena Alviazul, em Lajeado. Esse será o último teste antes da estreia na Divisão de Acesso, no próximo domingo (16), às 15h30min, diante do Glória, em Vacaria.
O Tricolor do Planalto Médio já realizou um jogo-treino na pré-temporada 2023. Na oportunidade, o Passo Fundo venceu a equipe sub-20 do São Luiz de Ijuí por 2 a 0. Os gols foram marcados por Dionatan e João Gabriel.
O Gaúcho, por sua vez, também realiza o último teste antes da estreia no certame. O Periquito viaja até Venâncio Aires, onde enfrenta o Guarani, às 16h, na terça-feira (11), no Estádio Edmundo Feix.
O clube já realizou dois jogos-treino nas últimas semanas. O primeiro teste foi a goleada sobre o sub-20 do FC Marau por 8 a 0, em 1º de março, na Arena BSBios. Os gols foram marcados por Cris (2x), Alex, Edinei, Ígor, Deisson, Dudu e Vitão.
O segundo teste foi realizado na última quarta-feira (5). O Gaúcho enfrentou o Ypiranga, semifinalista do Gauchão 2023 e que está na terceira fase da Copa do Brasil. O Periquito acabou derrotado por 2 a 0, com gols de William Barbio e Junior Sergipano.
A estreia do Gaúcho na Divisão de Acesso será contra o União Frederiquense, na Arena BSBios, no próximo domingo (16), às 15h.
Passo Fundo em evidência
Auxiliar técnico do Passo Fundo no segundo semestre de 2022, Bruno Coutinho é o técnico do clube para a Divisão de Acesso 2023. Após duas campanhas que ficaram no "quase" em 2022, tanto no acesso não conquistado para o Gauchão quanto com a perda do título da Copinha, o treinador confia no mesmo empenho do grupo de atletas para ter um bom desempenho no campeonato.
Segundo Coutinho, o elenco deste ano mescla jovens da categoria de base com atletas mais experientes do futebol gaúcho e nacional. Além disso, conta com retorno de atletas do ano passado, como o goleiro Rafael Roballo, o lateral Lucas Lima, o meia Diogo Oliveira e o atacante Paulo Henrique.
— O clube segue com a mesma ambição do ano passado, mesmo que o elenco seja outro, com novos jogadores e também velhos conhecidos. Os meninos são jovens, mas assimilaram a nossa ideia, o que tem que ser feito. O torcedor pode esperar a mesma entrega, sabendo que o clube está em evidência pelas últimas campanhas — diz o técnico, que é um dos mais jovens da competição, com 36 anos.
Sobre a preparação, o clube deverá ter a semana cheia de treinamentos após o jogo-treino deste sábado. O Tricolor conta com 23 atletas no elenco e negocia a chegada de mais atletas até a estreia da Divisão de Acesso.
— Como o período é curto de preparação, temos atletas que atuam em outras competições regionais, e nacionais. A nossa preparação tem sido muito boa, organizamos ela por blocos, porque tivemos a chegada de uns atletas mais cedo e outros chegam mais tarde. Então, é dia a dia, um trabalho minucioso, complementando o grupo — finaliza Coutinho.
Gaúcho busca equilíbrio e competitividade
Na próxima semana, o Gaúcho completa um mês de preparação. Com o primeiro objetivo de classificar para a fase de mata-mata, o técnico Gilson Maciel quer uma equipe equilibrada e competitiva para a disputa da Divisão de Acesso.
— Nós vamos encontrar times que vão nos pressionar, que vão nos esperar. Fizemos esse teste com o Ypiranga para ter um parâmetro, para chegarmos o mais próximo do ideal possível para a nossa estreia — avalia o comandante do Periquito.
Segundo Maciel, o próximo jogo-treino servirá para analisar ajustes pontuais da equipe, para finalizar os últimos detalhes na semana que antecede a estreia. Mesmo com três jogos-treino, o técnico acredita que o ideal seria realizar entre quatro e cinco testes. Em razão do período reduzido de preparação, não foi possível.
— Nosso último teste nos deu um parâmetro em termos de organização defensiva. Já colocamos em prática algumas situações que a gente treinou. Agora, para o próximo compromisso, é cuidar a organização ofensiva e ajustar os detalhes. Eu queria fazer mais testes, mas nosso período foi curto — completa o treinador.
O Gaúcho está com 26 jogadores no elenco, mas o clube ainda busca um meio-campo para completar o plantel.
Clássico na primeira fase
Gaúcho e Passo Fundo estão no grupo A da Divisão de Acesso e se enfrentam na primeira fase, em jogos de turno e returno. Na última semana, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) detalhou as primeiras rodadas da competição e a data do clássico da cidade.
O confronto entre Passo Fundo e Gaúcho está marcado para 28 de maio, às 15h30min, no Estádio Vermelhão da Serra, pelo primeiro turno. O jogo da volta, na Arena BSBios, ainda não tem data divulgada.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo