Cheiro de tinta, empolgação e sorrisos marcaram a tarde da Escola Municipal Antonino Xavier, da Vila Jardim, na segunda-feira (2), em Passo Fundo. Acompanhados do artista Chimiagraff, alunos do sexto ao nono ano coloriram um dos muros da escola após serem contemplados com um concurso de desenho.
A atividade é parte da iniciativa Cores do Amanhã, do Ministério da Cultura, que chegou pela primeira vez na em Passo Fundo e passa também por outras nove cidades do Brasil. O projeto usa o desenho para inserir as crianças em assuntos do dia a dia, ensinando a eles como expressarem sua cidadania.
Em Passo Fundo, três escolas participaram da etapa que, após 35 mil votos e escolha da comissão julgadora, contemplou duas delas para o Dia do Grafite. Duas foram contempladas: a Escola Municipal Antonino Xavier e Escola Municipal Etelvina Rocha Duro.
Na segunda-feira, a primeira escola teve um pequeno workshop com o grafiteiro Chimia sobre a história e técnicas do grafite, onde puderam aprender os conceitos básicos antes de aplicar o spray no muro da escola. No espaço, o artista retratou o desenho campeão, da aluna Amanda Silveira da Silva, e os estudantes ficaram livres para decorar o slogan do projeto.
— Fizemos uma brincadeira primeiro e deixei eles colorirem, gastar tinta e se adaptarem com o spray. Depois, vou finalizar e fazer o acabamento, que é mais difícil. Eles que vão colorir o nosso amanhã e o nosso futuro. Sempre busco incentivar a arte e deixar essa cultura com eles, para levar essa ideia adiante — disse Chimia.
As etapas
Para ter a chance de colocar a mão na massa, os professores foram capacitados para ensinar os alunos sobre o tema do concurso. Em Passo Fundo, todos aprenderam sobre alimentação saudável e os alunos tiveram que traduzir o conhecimento em desenhos.
Dez trabalhos foram escolhidos para votação e um deles foi o vencedor, que corou a escola Antonino Xavier como uma das escolhidas para a atividade prática. O desenho, da aluna do sexto ano Amanda Silveira da Silva, 11 anos, tinha frutas como personagens, retratadas de maneira divertida. Ela conta que colocou muita dedicação, e, no fundo, confiava na possibilidade de ganhar.
— Eu sempre gostei de desenhar e, de uns tempos para cá, fui aperfeiçoando isso. Demorei bastante tempo fazendo cada detalhe do desenho, e acho que foi por isso que ganhei, porque ficou muito bom mesmo. Fiquei muito feliz, foi uma atividade muito legal — conta.
A votação envolveu toda a comunidade, que uniu esforços para fazer a escola campeã da iniciativa. Segundo a coordenadora Patrícia Pires de Oliveira, todos comemoraram a participação, que deixará a escola mais bonita.
— Gostamos muito de atividades extras que somem ao conhecimento, pois queremos ensinar habilidades além de ler e escrever. Muitas vezes nossos alunos não têm como ir até o local, então quando a atividade vem até nós é sempre uma felicidade — relata.
Nesta terça-feira (3) será a vez da Escola Municipal Etelvina Rocha Duro receber a atividade. Na instituição, o desenho ganhador foi o da aluna Luisa Ailer.