
Começou nesta segunda-feira (2) a Olimpíada Jovem Empreendedor, encontro de três dias que fomenta a inovação com 60 projetos de empreendedorismo de estudantes de 26 municípios do norte do RS. O evento, realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), reúne integrantes do programa Jovem Empreendedor, do Instituto Manager.
Nesta primeira etapa, os estudantes farão a apresentação de seus projetos para a banca avaliadora, que vai escolher o vencedor de cada município. Os finalistas participam da última fase, agendada para o mês de novembro. O vencedor ganha uma viagem ao Google, com tudo pago pelo Instituto Manager.
Entre os projetos está o das estudantes Maria Antônia Rizzon Ferron e Juliana Lawandoski, ambas com 14 anos. A iniciativa delas criou um parque ecológico como ferramenta de lazer em Sananduva, município de cerca de 17 mil habitantes no norte gaúcho.
— Identificamos que a nossa cidade tem uma carência de locais que oferecem oportunidades de lazer à comunidade. A ideia é a elaboração de um parque que possibilite o contato com animais, prática de esportes e integração entre as pessoas — detalhou Juliana.
Os alunos passaram 12 meses desenvolvendo uma metodologia própria de ensino dentro de 25 áreas do conhecimento. O objetivo, segundo o diretor do instituto Manager, Anderson Detogni, é proporcionar ao estudante a oportunidade de criar a sua própria oportunidade, seja empreendendo ou atuando de forma empreendedora dentro de uma empresa, e assim, moldando-os, para o mercado de trabalho.
— Inicialmente, o programa busca entender o que esse estudante gosta. Na sequência, ele passa por um intercâmbio técnico, entendendo como funciona a prática e, a partir disso, vai ter que criar uma oportunidade, uma startup na área de interesse. A partir disso, toda a metodologia é prática, em que ele cria cada setor da sua empresa. O resultado é apresentado para uma banca avaliadora na Olimpíada Jovem Empreendedor — disse.
Noprimeiro dia, participam da competição estudantes de São João da Urtiga, Maximiliano de Almeida, Victor Graeff, Sananduva, Cacique Doble, Almirante Tamandaré do Sul, Lagoa Vermelha, Santo Expedito do Sul, Chapada e Barra Funda. Veja a programação completa:
Programação da Olimpíada Jovem Empreendedor
Segunda-feira (02/10)
- Manhã (9h às 11h45min) — São João da Urtiga, Maximiliano de Almeida, Victor Graeff, Sananduva e Cacique Doble
- Tarde (13h30min às 17h) — Almirante Tamandaré do Sul, Lagoa Vermelha, Santo Expedito do Sul, Chapada e Barra Funda
Terça-feira (03/10)
- Manhã (9h às 11h45min) — Espumoso, Ibiaçá, Ernestina, Fagundes Varela e Paraí
- Tarde (13h30min às 17h) — Ijuí, Erebango, Vila Flores, Farroupilha e Ilópolis
Quarta-feira (04/10)
- Manhã (9h às 11h45min) — Casca, Camargo, Guabiju, Tapejara, Constantina e Novo Xingu
Empreendedorismo possível
Além de desenvolver um projeto observando as demandas da cidade, a Olimpíada Jovem Empreendedor serve para impulsionar o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.
— Entendemos que é fundamental despertar o jovem desde cedo para a área do empreendedorismo para que eles possam enxergar essa temática como algo possível. E o programa possibilita isso, fomentando a criatividade, o interesse e desenvolvendo eles como pessoas e empresários — disse a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin.
O encontro também é uma oportunidade para fomentar o Parque Científico e Tecnológico da UPF, hub de inovação que funciona desde 2017. A banca avaliadora da Olimpíada é formada por empresas que fazem parte do ecossistema do UPF Parque.
— Os jovens que participam da competição vêm com o intuito de que empresas e que a própria academia possa ouvir ideias e dar alguns direcionamentos. Eles dizem se é real, se é bacana, se tem mercado ou não, e já vêm com o intuito de ouvir o que os jovens da região estão pensando de diferente. Isso faz com que o ecossistema inteiro participe e promova as novas ideias em negócios — afirmou Cassiane Chais, head de estratégia e relacionamento com o mercado do UPF Parque.