Os estudantes da Missão Cidade Educadora vivenciam, em Barcelona, as iniciativas educacionais, ambientais e urbanas que tornam a capital catalã uma cidade integrada com toda a população — inspirações que podem ser implementadas em Passo Fundo.
No sábado (13), os cinco embaixadores do projeto retornam ao município com ideias e experiências a serem compartilhadas com toda a rede municipal de educação, que conta com cerca de 18 mil alunos. Dentre as atividades realizadas no intercâmbio, a visitação à Plaça de Los Glories demonstrou, na prática, o funcionamento de um espaço integrado com a comunidade, oferecendo jogos, livros e espaço de recreação ao público.
— Passo Fundo tem criado espaços similares, para ofertar cultura à população. O Largo Pirovano Zanatta se aproxima desse espaço, em que as pessoas podem pegar jogos e trazer sua família para viver a cidade fora de casa. A grande questão é o nível de inclusão das atividades, a diferença que temos é que tudo é muito mais simples aqui, do ponto de vista de execução, é algo que podemos fazer na nossa cidade sem dúvida nenhuma — destaca o secretário de Educação Adriano Teixeira, que acompanha a missão.
Desde segunda-feira (8), Mateus Felipe Bellini da Luz, Luane Freitas, Sabrina Schmitz dos Santos, Mei Lyn Chaves Choy e Esthefani Biasoli Simões visitam museus, escolas, centros de educação e formação, laboratórios de tecnologia e ciências e espaços públicos que se tornaram referência pelos seus vínculos com o desenvolvimento de iniciativas que consolidaram Barcelona como a principal Cidade Educadora, entre as mais de 500 que são signatárias da carta que funda o programa.
— Todos esses encontros e as nossas participações têm sido importantes, porque nós aprendemos sobre Barcelona e sua história e estamos trazendo o que Passo Fundo promove em seus ambientes de educação — pontua a jovem Sabrina.
A missão
A viagem para Barcelona é resultado de um processo educacional fomentado pela Prefeitura de Passo Fundo a partir de ações que contemplam o programa de Cidades Educadoras. Os cinco alunos de escolas municipais viajaram acompanhados de um familiar responsável e por um professor. Participaram da comitiva as escolas de ensino fundamental Etelvina Rocha Duro, Senador Pasqualini, Professora Helena Salton, Daniel Dipp e Padre José de Anchieta.