O movimento do comércio para o fim de ano começa a se intensificar em Passo Fundo, no norte gaúcho. Com início nesta quarta-feira, o mês de novembro vem com a perspectiva de impulsionamento nas vendas e nas contratações de novos funcionários.
Uma pesquisa realizada pela Fecomércio RS aponta que 46% das empresas varejistas gaúchas vão contratar trabalhadores temporários neste final de ano. O levantamento foi realizado entre 18 de setembro e 5 de outubro e abordou 837 estabelecimentos.
No centro de Passo Fundo, diversas lojas anunciam vagas nas vitrines ou já efetivaram novos trabalhadores. A operadora de caixa Maira Chagas, que trabalha em uma loja de vestuário e acessórios na Rua Morom, diz que a expectativa para as vendas é melhor do que do último ano, o que motiva a busca por novos contratados.
— O pessoal já começa a procurar peças para as festas de fim de ano, temos as clientes fiéis e aquelas que procuram mais nessa época. Por causa desse movimento geralmente contratamos duas funcionárias a mais, para ajudar na demanda — disse.
Na cidade há 16 vagas disponíveis para o comércio pelo Sine/FGTAS, mas segundo o coordenador da agência local, Cassiano Paim Bandeira, devem abrir entre 20 e 30 novas oportunidades na próxima semana.
— Os empresários estão nos procurando e estamos visitando estabelecimentos também. Isso dá uma impulsionada e nos traz um retorno muito bacana, porque muitas pessoas começam como temporários e acabam efetivadas — pontua Bandeira.
Os ramos do comércio que mais contratam no fim de ano na cidade são vestuário, calçados e presentes no geral, como brinquedos, perfumaria e doceria.
Criatividade para atrair o consumidor
A escalada no movimento ocorre nos últimos dois meses do ano em função de datas importantes para o setor: a Black Friday, que acontece em 22 de novembro e deve ter promoções ao longo de todo mês, e o Natal, que é a principal data comemorativa para o comércio.
Mas só a aproximação do fim de ano não garante a compra. Por isso, lojas apostam em promoções e condições de pagamento como atrativos ao consumidor na hora de bater o martelo, principalmente naqueles produtos de maior valor.
Na Avenida Brasil, uma loja de móveis e eletrodomésticos anuncia descontos de Black Friday que chegam a 70%.
— Hoje a maior venda está na linha branca. Principalmente refrigeradores e máquina de lavar, mas televisores também estamos vendendo bastante. E a linha de móveis sempre tem uma grande procura. Tivemos um mês de outubro já melhor que o do último ano, então a tendência é que continue assim — destacou o gerente de loja Renato Tonello.