Após queda em maio, Passo Fundo, no norte gaúcho, registrou saldo positivo pelo terceiro mês consecutivo na geração de empregos. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mês de agosto teve 3.791 admissões e 3.123 demissões, totalizando um saldo positivo de 668 contratações.
Em comparação com agosto do ano passado, quando Passo Fundo registrou 3.338 contratações, houve um aumento de cerca de 13,5%.
Para o economista Julcemar Zilli, a ascensão dos últimos três meses pode estar ligada à preparação do comércio para as comemorações de final de ano, o que acaba contribuindo para novas contratações.
— Todo mês de maio a gente percebe essa queda que, neste ano, também tem um reflexo das chuvas no Estado, mas que tem ligação com a baixa no volume de vendas do comércio. Daqui em diante, a tendência é que a gente tenha mais vagas de emprego, justamente porque inicia um período onde os produtores, fábricas e indústrias, precisam produzir para atender a demanda que é gerada pelas festas de final de ano — afirma.
Do saldo positivo de 668 contratações, 505 são homens e 163 mulheres. O setor de serviços segue sendo o que mais contribuiu para o aumento do índice, com 2.047 contratações no período. O número representa 54% do total de empregos gerados na cidade.
Segundo Zilli, o setor de serviços, que envolve vagas ligadas à comunicação, informação, atividades financeiras, imobiliárias, entre outras, tem um impacto importante dentro da economia da cidade e por ter uma dinâmica significativa isso faz com o que o setor busque cada vez mais por profissionais.
— Esse saldo positivo demonstra que, de fato, o setor de serviços é um dos principais pilares da economia do município — complementa.
Outro setor que fechou o mês com o saldo positivo é o comércio, com 1.135 admissões. O restante das áreas fecharam agosto com saldo negativo: construção civil (-18), indústria (-17) e agropecuária (-3).
Passo Fundo segue a tendência do Estado, que também registrou saldo positivo no mês de agosto.
Comparativo dos últimos quatro meses de 2024
- Maio: 3.510 admissões e 3.677 desligamentos = saldo -167.
- Junho: 3.121 admissões e 2.878 desligamentos = saldo 243.
- Julho: 3.743 admissões e 3.149 desligamentos = saldo 594.
- Agosto: 3.791 admissões e 3.123 desligamentos = saldo 668.