Fabricantes e lojas especializadas de produtos relacionados à cultura gaúcha aceleram a produção para os Festejos Farroupilhas, celebração que acontece em todo o RS de 14 a 20 de setembro.
A expectativa é otimista na maioria dos estabelecimentos. Laerson Gabriel, sócio proprietário de empresa que vende botas e indumentária gaudéria no bairro Vera Cruz, espera um aumento nas vendas nessa época do ano.
— Depois de anos difíceis com pandemia e o outro com muita chuva em setembro, no ano passado, não conseguimos ter eventos. Agora aguardamos uma semana cheia de atrações e de maior procura pela loja — disse.
Segundo ele, muitos clientes já antecipam suas compras para a Semana Farroupilha e a loja se prepara para ampliar o estoque com uma variedade de mercadorias.
É o caso de outro estabelecimento, localizado na Avenida Brasil, em Passo Fundo. A loja se prepara há 90 dias e vai abrir todos os dias da semana, sem interrupções, a partir do primeiro domingo até o fim de setembro.
— Notamos um crescimento pelo interesse das crianças em tradicionalismo, o que vem aumentando ano a ano, e isso faz a diferença. A gente faz o possível para botar produtos diferenciados, trazer coisas bonitas, mostrar o que é a nossa tradição — disse o sócio proprietário Ivaneu Felini.
Entre os produtos mais procurados estão botas, bombachas e saias, que se destacam como um diferencial para as mulheres. Segundo Felini, enquanto os vestidos são mais usados em eventos sociais, a saia tem ganhado popularidade para o uso diário.
— A saia hoje é um dos nossos produtos que mais vendem. Nos itens masculinos, o que se destaca é a bombacha, também muito usada no dia a dia — completa o empresário.
Festejos Farroupilhas 2024
Neste ano, a celebração em volta do feriado de 20 de setembro tem como tema os 100 anos de Jayme Caetano Braun e o músico Pedro Ortaça como patrono.
A data rememora 20 de setembro de 1985, quando começou a chamada Guerra dos Farrapos e Revolução Farroupilha, a mais longa guerra da história brasileira. O evento terminou 10 anos depois e influenciou símbolos gaúchos como a bandeira, brasão e hino.
A chama crioula, que representa a celebração, chega a Passo Fundo no domingo (1), no Parque de Rodeios da Roselândia Vitor Matheus Teixeira.