Os Festejos Farroupilhas de 2024 foram lançados nesta quarta-feira (7), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. As atividades deste ano têm como tema o centenário do cantor e poeta Jayme Caetano Braun; o músico Pedro Ortaça será o patrono da edição.
Alegrete, na Fronteira Oeste, receberá o acendimento da Chama Crioula, de 16 a 18 de agosto. A programação completa e inscrições para os eventos serão divulgadas pelo governo estadual nos próximos dias.
Autoridades do poder público e da área tradicionalista destacaram que o objetivo é fazer do evento parte da reconstrução do Estado após as cheias de maio.
— Quando a incerteza e a insegurança estão presentes, a cultura se torna ainda mais relevante. A tradição é o esteio seguro, gera um senso de pertencimento. Diante dessas incertezas, é fundamental ter a força e as referências do passado para fazer frente à situação difícil pela qual atravessamos — pontuou o governador Eduardo Leite.
Conforme Gabriella Meindra, presidente da comissão organizadora, a expectativa é que a celebração deste ano desperte mais interesse do que o evento do ano passado.
— É uma festividade que desperta o lado afetivo e solidário. Queremos um festejo mais forte, de reconstrução, que traga a comunidade cultural. Há uma simbologia muito forte, voltada à solidariedade, à união, aos valores que nós temos enquanto povo gaúcho — afirma.
Ilva Maria Borba Goulart, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), pontua que o objetivo da atividade também é econômico, ao movimentar o comércio a partir das atividades tradicionalistas nos municípios afetados pela crise climática.
— Estamos recuperando a parte cultural e os grandes eventos. É um investimento na cultura, na juventude e nos municípios que fazem a roda do progresso girar. A recuperação do Rio Grande do Sul haverá de ser muito melhor do que pensamos.
O lançamento teve a apresentação da trilha musical oficial do evento. A canção-tema será O Pajador – A História do Rio Grande, de Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista) – ouça aqui.
Chama da Esperança, de Lucas Medeiros (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista), será a canção-tema da Chama Crioula (acesse o áudio neste link). Os autores das duas obras são integrantes do grupo Alma Gaudéria, que apresentou as músicas no lançamento.
A cerimônia teve também a entrega da medalha Simões Lopes Neto, honraria destinada às figuras de destaque do movimento tradicionalista. Receberam a condecoração José Estivalet, Luiz Henrique Petersen Lamaison e Jandira Bressolini Tisott.
Programação e inscrições
Os desfiles dos Festejos Farroupilhas ocorrerão em 20 de setembro na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. Segundo a organização, a programação completa deverá ser divulgada nos próximos dias no site da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac).
A organização do evento é feita pelo governo do Estado, que define as diretrizes gerais, o tema básico e as atividades que envolvem as entidades públicas estaduais. Já os municípios são os responsáveis por programar e realizar as manifestações culturais e artísticas.
Em 2020 foi criada a Comissão Especial – que reúne representantes do poder público e entidades –, que é responsável por compilar as atividades mais importantes em uma programação.