Faça chuva, ou faça sol, há 20 anos o Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio percorre centenas de quilômetros carregando o símbolo dos Festejos Farroupilhas no Estado: a Chama Crioula.
Há duas semanas na estrada, o grupo já andou 417 quilômetros desde Alegrete. Nesta quinta-feira (29) os cavaleiros saíram de Santa Bárbara do Sul com destino a Carazinho e a chegada em Passo Fundo está prevista para este domingo (1º) no Parque de Rodeios da Roselândia Vitor Matheus Teixeira. Depois, a chama crioula será distribuída para os municípios da 7ª Região Tradicionalista (RT).
— A gente tem muita satisfação, orgulho também em saber que nós estamos semeando a nossa tradição. Inclusive, é uma preocupação muito grande nossa de buscar novas pessoas jovens e que deem seguimento ao que nós estamos fazendo hoje — afirmou o patrão do grupo, Deoclécio Wolff.
Neste ano, são 32 pessoas, sendo 19 cavaleiros que representam os 41 municípios da 7ª RT. O grupo percorre em média 50 quilômetros por dia a cavalo. Um rodízio é feito com os animais, que descansam a cada 20 quilômetros percorridos.
Para passar tantos dias fora de casa, são necessárias refeições reforçadas e foco para aguentar a saudade da família.
— Seis meses antes já se começa a trabalhar para conseguir ter o que apoiadores e organizar a parte profissional de cada um para poder estar aqui esses 15, 20 dias. Hoje nós já fechamos 417 quilômetros na estrada. A gente vem fazendo amigos de cidade em cidade. É um prazer muito grande e tem que aguentar a saudade da família que aperta no peito — finaliza Wolff.