Com objetivo de formar profissionais capazes de atender às demandas atuais do agronegócio, a Atitus Educação inaugurou, nesta segunda-feira (4), um novo campus em Passo Fundo. Inspirado em uma fazenda inteligente, o complexo sedia os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, voltados a tecnologia, mercado de trabalho e empreendedorismo.
O modelo “inteligente” projeta a aproximação dos alunos e professores com empresas, startups e profissionais da área. A ideia é que os alunos tenham a tecnologia como aliada para melhorar a produtividade e sustentabilidade das operações, como explica o CEO da instituição, Eduardo Capellari:
— O que estamos apresentando é um verdadeiro hub de educação, que conectará estudantes, profissionais, empresas e entidades do segmento. Os ganhos serão para todos. Nosso objetivo é nos tornarmos referência no ensino e na formação voltados para o futuro do agronegócio e dobrar o número de alunos na Escola do Agronegócio até 2026.
Entre as autoridades presentes no evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, destacou a consolidação do país como provedor de tecnologias de produção, e que o governo apoia iniciativas como a inaugurada na noite desta segunda-feira.
— A agropecuária brasileira é sinônimo de tecnologia e inovação mundo afora. E quando vemos empresários com esta vocação de investir nessa qualificação, temos que apoiar, exaltando a iniciativa.
Já a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, comentou sobre a formação completa dos alunos para atuarem no mercado de trabalho:
— O trabalho desenvolvido aqui conecta um setor estratégico para desenvolvimento do Estado, que é o agro. Além da formação de talentos de alunos preparados com as demandas do mercado, que saberao lidar com a dinâmica das startups e da inovação.
A novidade, na prática
Com 40 hectares, o campus conta com salas de aula, laboratórios de apoio, um centro de pesquisa tecnológica e um parque tecnológico, este último previsto para 2026.
Na prática, os estudantes terão mentorias com executivos e serão apresentados ao uso de novos equipamentos e conhecimentos necessários para a manutenção das propriedades. Uma delas, por exemplo, será o uso de big data para monitoramento digital de animais, máquinas e grãos.
Entre as parcerias com empresas locais e nacionais, a Atitus divulgou durante a inauguração a assinatura de acordo de intercâmbio internacional. O convênio foi firmado com o governo de Honduras, em parceria com a empresa B8. Ainda em 2024, quatro estudantes hondurenhos farão ingresso na instituição, nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
— Estamos em tratativas com quatro universidades americanas, que devemos anunciar ao longo do ano. Vamos preparar alunos para atuar além da porteira das propriedades, para estarem prontos para serem como executivo de empresas que atendem o agro, tendo esse olhar desde o início da faculdade — conclui Capellari.
Investimento
Desde o dia 26 de fevereiro, 400 alunos iniciaram as aulas de graduação na Escola do Agronegócio. A meta da universidade é dobrar o número de matriculados até 2026.
O plano de crescimento da Atitus inclui, ainda, o reposicionamento de outras quatro escolas nos próximos anos, nas áreas de saúde, direito, politécnica e de negócios. No total, o investimento até 2026 é de R$ 100 milhões.