Brigadeiro, pizza, bolo, croissant, bolacha e até sorvete: quando o assunto é pistache, o que não falta são opções. Nativa do Oriente Médio, a oleaginosa conhecida como "ouro verde" pode chegar a mais de R$ 200/kg sem casca e mais de R$ 100/kg com casca.
Assim como o açaí, o cupcake e a paleta mexicana, o pistache faz parte de uma moda culinária que volta e meia surge no cardápio de diferentes restaurantes, docerias, bistrôs e prateleiras dos supermercados.
Versátil, a noz se encaixa tanto em pratos doces quanto salgados e chama a atenção para a criatividade para criar novas receitas. É o caso da torta de pistache da Juliana Lazaretto, que já se tornou carro-chefe dos pedidos na doceria da qual é proprietária, em Passo Fundo, na Região Norte.
A geleia de frutas vermelhas e o recheio cremoso com a oleaginosa causam uma verdadeira explosão de sabores quando os ingredientes se encontram no paladar.
— Todo mundo que comeu me falou que foi a melhor torta da vida. Dizem que é um doce extraordinário. Eu acho que essa combinação do pistache com as frutas vermelhas casa de uma forma muito perfeita — relata.
A lista de doces com pistache é grande: cookie, macaron, brigadeirão, caseirinho, conhecido como bolo da vovó, e o famoso docinho de pistache, que já é o quarto mais vendido da categoria.
Outro uso possível — e muito popular — é na pizza. Um estabelecimento de Passo Fundo criou o sabor "Magnífica", que leva chocolate branco, amora, framboesa, morangos, creme de pistache.
O nome entrega a delícia do prato, que faz sucesso entre os consumidores.
— Por colocarmos frutas congeladas no recheio, optamos por disponibilizá-la somente para consumo aqui na Don Gentil. Essa mistura das frutas congeladas com o chocolate e o pistache é realmente magnífico. Ela se chama assim porque quando testamos o sabor esse foi o único adjetivo que o pessoal conseguia pensar naquele momento — lembra o proprietário Vinícius Terres Chiuza.
Para pedir em casa, a opção é a "Pistachella", que mistura creme de pistache, trufado de ninho e pistache in natura.
Dom de Ju
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 18h. Aos sábados, das 9h ao meio-dia.
Endereço: Rua Eduardo de Brito, nº 485, bairro Centro.
Don Gentil Pizzaria
Funcionamento: toda terça, quarta, quinta e domingo das 18h às 23h. Na sexta-feira e sábado das 18h às 23h30min.
Endereço: Rua dos Andradas, nº 572, bairro Boqueirão.
Pistache premiado
Lançado em agosto de 2023, o Supreme de Pistache tem encantado o paladar de quem o prova. Não é para menos: o croissant em formato redondo já foi premiado como o melhor doce de Passo Fundo.
— Para nós o croissant é um assunto sério (risos). Nós fazemos com farinha francesa, manteiga e longa fermentação. O processo dura três dias — afirma a criadora da receita e proprietária da Mamãe Faz Pão, Jéssica Risso de Camargo.
A pasta de pistache do recheio é produzida semanalmente na própria cozinha da padaria artesanal. Não por acaso, o doce virou o carro-chefe do negócio e é o mais vendido.
A receita do novo "Ninho com Nutella" foi criada pela própria dona do negócio e ela afirma que passou por muitos testes antes de chegar ao resultado final.
— Eu acho que esse é o grande diferencial do produto: a concentração de pistache que tem nesse recheio. No início das vendas também fizemos algumas modificações para entender o interesse do público e ver como eles preferiam o produto — explica Jéssica.
Mamãe Faz Pão
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 9h às 18h30min.
Endereço: Rua Senador Pinheiro, nº 208, bairro Rodrigues.
@mamaefazpao
O que explica?
A evidência da oleaginosa pode estar ligada a dois fatores específicos, como orienta a professora do curso de psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Michele Rauber Mattana.
— Além de ser um produto importado e de ter se tornado gourmet, ele também é saudável. Quando pensamos nestes dois fatores, podemos pensar também no comportamento social, que está intimamente relacionado ao desejo de pertencer a grupos . No contexto alimentar isso também acontece. Quando vemos algo sendo exaltado nas redes sociais, principalmente, queremos fazer parte disso. O alimento sempre será associado a um estilo de vida, e é assim que podem surgir as modas — explica.