Uma viagem na história de Passo Fundo em 260 páginas é o que propõe o livro do artista, arquiteto e urbanista passo-fundense Luiz Carlos Barbieux Oliveira. Em fase final, a obra Aquarelas da Memória contém cerca de 100 pinturas de Barbieux, que reproduzem os prédios e a vida urbana da cidade desde o início do século 20.
Entre imagens e explicações escritas, o leitor será convidado a percorrer a Passo Fundo do passado, nas páginas agrupadas conforme a localização dos desenhos. Foram reproduzidas fachadas e ruas do bairro Boqueirão, os prédios históricos da Avenida Brasil, a calçada alta e a Gare, além dos moinhos e construção da Vera Cruz.
— Toda a cidade tem uma história e a gente quer resgatar um pouco disso para valorizar os nossos patrimônios culturais. Através da aquarela, eu reproduzo uma cena para que a pessoa conheça o passado e pense um pouco em como era aquele cotidiano na rua ou prédio que conhecemos hoje — resume o arquiteto.
As aquarelas que compõem o livro fazem parte da vida de Luiz Carlos desde 2016, quando ele sugeriu despretensiosamente em sala de aula que os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) pintassem algumas fachadas em vez de fotografarem. A partir dali, a prática ganhou força na vida do arquiteto, servindo de material para algumas exposições até que fossem reunidas no livro.
Todas as cerca de 100 pinturas reproduzem ambientes reais desenhados, em sua maioria, a partir de fotos antigas. Como grande parte delas só tem o registro em preto e branco, o artista coloriu os locais, dando vida àquela realidade.
A expectativa é que o livro traga imagens de décadas variadas: inicia em 1916 e passa pelos anos 1930 e 1940 até as décadas de 1960 e 1970.
— Muita coisa foi desaparecendo com o crescimento da cidade. Minha ideia sempre foi que as pessoas conheçam e resgatem o que não existe mais. Cada aquarela conta um determinado tempo e nós localizamos elas em mapa junto de de textos explicativos. Vai ter saudosismo e história — resume.
Em sua produção, a obra contou com ajuda de profissionais do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e da UPF, que auxiliaram na parte histórica e diagramação do livro. Para além da arquitetura, os especialistas históricos ainda incluíram uma introdução de como surgiu a cidade, seus ciclos econômicos e estilos de arquitetura conforme o passar das épocas. Em fase de finalização, a expectativa é de que a obra seja publicada ainda em 2024.