O Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) lançou nesta quinta-feira (6) o seu portal online, em que passa a disponibilizar o acervo da história do município e de pessoas que deixaram um legado na cidade. Até então, o material só estava disponível para consulta física na sede do instituto.
Com a digitalização, o objetivo é que qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo possa acessar o acervo. Ali, será possível conferir os itens distribuídos em coleções da mesma forma que foram entregues ao instituto. Por enquanto, estão disponíveis a coleção e hemeroteca do desembargador Gabriel Pereira Borges Fortes, que doou inúmeros itens ao IHPF dentre documentos, livros e jornais.
Também é possível acessar projetos e ações desenvolvidas pela instituição, assim como livros gratuitos produzidos por membros e voluntários do espaço. O IHPF conta com centenas de milhares de páginas em seu arquivo, por isso, o processo de disponibilização online será gradual.
A ideia do site é preservar o formato de armazenamento da sede: manter o conjunto de cada pessoa no mesmo agrupamento, mesmo que os objetos sejam de diferentes categorias, como fotos e livros ou até mesmo louças e peças de roupa. O objetivo, conforme o presidente da entidade, Djiovan Carvalho, é manter a essência original das peças.
— Muitas vezes, recebemos livros os quais já temos exemplares no acervo. Porém, aquela edição específica traz informações sobre a pessoa, seu hábito de leitura, seu estilo de vida, então é um item importante para aquele contexto — explica.
O IHPF completou 70 anos de existência em abril e GZH Passo Fundo compilou alguns dos elementos mais curiosos guardados no local. O acervo físico pode ser visitado mediante agendamento e a sede fica na Rua Teixeira Soares, 1268, Centro.