Uma história acompanha a adolescente Tina, que sonha em ser rica e famosa: esse é o enredo de "Trovão: o poder das decisões", história em quadrinhos ambientada em Passo Fundo, no norte gaúcho, e criada pelo ilustrador e quadrinista passo-fundense Renato Britto.
Na história, Tina conhece um ser mágico protetor da natureza que precisa da ajuda da menina para desvendar um mistério que acontece na cidade. A obra usa cenários conhecidos da cidade, como o Parque da Gare, a Catedral Metropolitana, pórtico da Roselândia, Praça da Cuia e a Rua Bento Gonçalves. Lançado em janeiro, o livro foi um dos vencedores do prêmio Funcultura, da prefeitura de Passo Fundo, em 2023.
— O pessoal tem comentado coisas legais sobre os personagens, acham engraçado e gostam da maneira leve como é entregue a mensagem sobre proteção à natureza. Mas o que mais têm gostado é perceber que a história se passa em Passo Fundo. Acho super legal ter uma história de aventura, algo inusitado, acontecendo aqui — conta o autor.
Formado em Artes Visuais na Universidade de Passo Fundo (UPF) e pós-graduado em Cultura e Criação, Britto fez trabalhos relacionados à arte desde pequeno. No entanto, antes de e dedicar exclusivamente a arte, trabalhou em outras áreas, como operário de frigorífico, repositor de supermercado e atendente de livraria.
— Acredito que 2012 foi quando realmente comecei a carreira de ilustrador ajudando a produzir um livro pop-up. Em 2013, mudei para Porto Alegre, onde trabalhei em estúdios de design, de ilustração e em um projeto educativo da Apple — lembra.
Espaço para crescer
Na avaliação de Britto, o mercado de quadrinhos no Brasil está expandindo e a internet é uma grande aliada dos artistas que podem, através dela, trabalhar a divulgação das obras.
— É um bom momento. A internet tem possibilitado que artistas de diversas regiões divulguem seu trabalho. Ainda tem uma predominância de oportunidades no Rio e São Paulo, mas é possível desenvolver ideias. Tem muitas editoras querendo publicar autores nacionais e existem plataformas que ajudam o artista a financiar seu trabalho — destacou o autor.
A expectativa é que o cenário amadureça cada vez mais e, quem sabe, se aproxime de países como a França e o Japão, onde a produção de HQs é respeitada e esses produtos culturais são exportados para todos os cantos do planeta.
— Os artistas do Brasil têm potencial para isso. É importante que as editoras continuem abrindo oportunidades para publicação de novos autores nacionais e que, nas escolas, se incentive a leitura de quadrinhos. Os gibis não são apenas uma introdução para livros em prosa com mais páginas, mas uma forma de expressão própria que mescla a linguagem cinematográfica, literária, artes visuais, tudo em uma só criação. É algo riquíssimo para se trabalhar com crianças e adultos — pontua o artista.
Onde encontrar "Trovão: o poder das decisões"
Os exemplares da aventura em quadrinhos podem ser encontrados na versão física em Passo Fundo:
- Livraria Delta (Passo Fundo Shopping)
- Sebo Café (Avenida Sete de Setembro, 640)
- Loja Radioativa Geek Nerd (Paissandú, 1850)