O último fim de semana da 35ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo é de movimento intenso pelos corredores do espaço Roseli Doleski Pretto. O sol e o calor de quase 30ºC ajudaram a atrair o público neste sábado (21), penúltimo dia da feira, apontado pelos livreiros como o dia de maior movimento do evento.
— Desde de manhã o movimento está muito bom. A expectativa é que até o fechamento do dia cresça ainda mais. O clima está ajudando muito e acredito que domingo será mais um grande dia — diz o livreiro Cristiano Tavares.
As bancas mais concorridas são as infantis, onde pais e filhos se divertem atrás dos exemplares para a molecada. A dona de casa Adriele Cagliari, 29 anos, trouxe os filhos Enthony, quatro, e Henrique, três, para conhecer a feira e comprar alguns exemplares.
— É importante que desde cedo as crianças tenham contato e interação com os livros, pois são instrumentos que vão auxiliar eles a se tornarem adultos melhores — pontua.
A exemplo de Adriele, o autônomo Wiliam Garbim também trouxe os filhos Joaquim, quatro, e Joana, seis, para conhecer o espaço.
— Foi um desejo deles vir até a feira e de pronto viemos trazê-los. Desde pequenos, eles têm esse interesse pelos livros, histórias, e é nosso papel instigar e formatar esse hábito neles — completa.
Entre os visitantes também estava o estudante Lucas, 11 anos, que veio com o tio e a prima para prestigiar o evento e comprar um exemplar de Os Dois Morrem no Final.
— Não foi fácil achar, tive que percorrer quase todas as bancas. Mas no fim deu certo. Minha colega havia me apresentado (livro) e fiquei bastente interessado, então aproveitei e comprei com o cheque livro, disponibilizado pela prefeitura — completa o estudante.
Além dos estandes que contam com 10 livrarias, outra atividade que chama a atenção da criançada é o espaço dedicado à contação de histórias. No local, junto ao Instituto Histórico de Passo Fundo, o arquiteto Zeca Arrua pôde relembrar um pouco da infância assistindo à apresentação ao lado do filho Teo, seis anos.
— Isso é muito gostoso e traz ótimas lembranças. E a ideia é passar esse apreço pela arte para ele. E ele está adorando, até porque é algo que ele gosta, pois desde bebê contamos histórias — disse.
A feira termina neste domingo (22). A abertura dos portões ocorre às 9h.
Entre a programação está o espetáculo teatral Nesse Mundo de Ilusão Timbre Ensina Uma Lição - Timbre de Galo. A atividade ocorre no Teatro Municipal.
Programação completa
Domingo (22)
- 10h: Contadores de história — Academia Passo-fundense de Letras (Arena Instituto Histórico)
- 14h: bate-papo Memórias e reflexões do Leiloeiro de Sonhos — Luiz Carlos Nogari dos Santos, da APLetras (Arena Instituto Histórico)
- 15h: contação de histórias, com Giancarlo Camargo (Arena Instituto Histórico)
- 15h: espetáculo teatral Nesse Mundo de Ilusão Timbre Ensina Uma Lição — Timbre de Galo (Teatro Múcio de Castro)
- 16h: Café com História — um bate-papo sobre autores, livros e livreiros em Passo Fundo (Teatro Múcio de Castro)
- 16h: Vocalização do texto poético, com Laércio (Arena Instituto Histórico)
- 17h: Sarau para ser amor com Cássio Borges e Eric (Arena Instituto Histórico)
- Entrega do Prêmio Literário (Arena Instituto Histórico)
- 19h30min: Show — A Direção dos Bons Ventos, de Máquina a Vapor (Arena Instituto Histórico)