Uma alternativa diferente para auxiliar no tratamento de pacientes com depressão e ansiedade começou a ser implementada na UBS Independente, no bairro Boqueirão de Passo Fundo. Desde setembro, três coelhos passaram a integrar algumas sessões de "coelhoterapia" oferecidas na unidade.
A ideia surgiu a partir do mapeamento de alto índice de depressão e ansiedade diagnosticada em pacientes de entre 40 e 50 anos no bairro atendido pela unidade, o que acendeu um alerta nas profissionais. Foi então que as áreas da medicina e da psicologia se uniram e tiveram a ideia de implementar a terapia assistida por animais.
— Os coelhos foram escolhidos por terem um perfil silencioso e tranquilo. Começamos pelo grupo dos adultos e fomos inserindo em crianças e demais faixas etárias. Tudo, claro, a partir da aceitação do paciente e de um diagnóstico nosso que identifica que o animalzinho pode ajudar — explica a médica da unidade, Priscila Post.
As práticas começaram no último mês, integrando a programação do Setembro Amarelo. Entre os benefícios, a psicóloga da unidade, Gabriela Merlim, identifica uma melhora comportamental diferente conforme a idade dos pacientes. No caso das crianças, é notória a melhor relação interpessoal e de convívio.
— Os pequenos aprendem a socializar e até dividir com os colegas quando colocamos eles (os coelhos) no grupo. No caso de crianças autistas ou com alguma deficiência que traga dificuldade de demonstrar afeto, vemos a importância do bichinho. É mágico — comenta a psicóloga.
A aceitação dos pacientes foi total. No caso de Carolina Rezende, que trabalha como recepcionista, a terapia assistida pelos coelhos trouxe mudanças na mente e no corpo.
— Está sendo maravilhoso. Sou ansiosa e esses queridos nos ajudam muito. Ele transmite tranquilidade, é um animal do bem e tudo o que a gente quer é ficar em paz. Ele é um amigo, uma companhia maravilhosa — relata.
Feira utilizará os coelhos
Neste sábado (21), a UBS realiza uma feira de saúde voltada ao Outubro Rosa, em que haverá espaço para atendimento de saúde mental com a "coelhoterapia". Também serão oferecidos gratuitamente testes rápidos, coleta de preventivo, solicitação de mamografia, avaliação odontológica, aulas de dança e demais orientações.
A feira ocorre das 8h às 12h, e das 13h às 17h, na UBS Independente (Gomercindo Peruci, 503 — bairro Boqueirão).