O edital reformulado para leiloar a parceria público-privada (PPP) dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo deve ser publicado no fim do ano.
A previsão é da Secretaria da Reconstrução Gaúcha. "É a expectativa que estamos trabalhando", disse a pasta à coluna. A partir disso sairá a nova data do leilão.
A PPP está em revisão desde o fim de julho, quando não houve propostas no leilão que definiria a empresa para operar, fazer a manutenção e ampliar a capacidade da infraestrutura dos dois terminais.
À época havia possibilidade de abrir um edital para cada aeroporto — o que ainda não foi definido e é objeto de análise, segundo a secretaria.
Na proposta original, o governo do RS oferecia um contrato de modelo de concessão patrocinada com prazo de 30 anos. A empresa vencedora precisaria investir mais de R$ 101 milhões para melhorar as estruturas.
O terminal de Passo Fundo tem batido recordes no volume de passageiros desde a ampliação da malha aérea emergencial, depois do fechamento do Aeroporto Salgado Filho em maio. Em agosto foram 13.876 passageiros, o maior número da história do terminal.
Já o Aeroporto de Santo Ângelo tem uma circulação média de 2,8 mil passageiros por mês, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Para comentários, dúvidas e sugestões de pauta entre em contato através do e-mail julia.possa@gruporbs.com.br.