Por Judy Kong, designer industrial
Enquanto crescia aqui em San Francisco, Califórnia, sempre vi minha avó ter dificuldades para sentar-se e levantar-se de alguma cadeira. Quanto mais cresciam as dificuldades, também diminuía a capacidade e disposição de ajudar os outros. Minha avó sempre foi muito ativa e generosa e seu mundo ficou do tamanho da sua capacidade. Infelizmente ela não está sozinha. O simples movimento de sentar-se e ficar em pé é um dos maiores obstáculos na vida de muitos idosos. Além dos riscos de traumas de quedas em marcha, também é desencorajador o fato de não conseguirem levantar-se sozinhos. É extremamente limitante física e psicologicamente.
Desafiada por essa realidade, foquei meus conhecimentos em design industrial para oferecer mais segurança e encorajá-los e criei um protótipo que batizei de Stand, que recebeu três prêmios de design em salões nos Estados Unidos. Enquanto observava um idoso em pé com a bengala no metrô, percebi que inclinar-se para a frente é a chave para sentar-se e ficar de pé. No entanto, as bengalas atuais não são exatamente projetadas para idosos que realizam esse movimento. De fato, é muito perigoso inclinar uma bengala nesse grau. Portanto, fiz meu primeiro protótipo de uma bengala compressível, testei e provei que ajudar os usuários a mudar seu peso corporal lenta e seguramente enquanto estão sentados e em pé acrescenta mais estabilidade e equilíbrio.
Para muitos idosos, bengalas significam "fiquei velho e dependente". Ao fugir do padrão tradicional de design das bengalas, foi possível vencer o preconceito e oferecer um estilo de vida ativo e moderno, tornando mais fácil sentar-se e ficar em pé. Projetar para idosos é uma jornada de aprendizado para o designer, que não apenas tem que levar em conta as restrições físicas desse grupo etário, mas a mentalidade deles. Através da SeniorLab, minha ponte com o Brasil, posso compartilhar um pouco do que tenho aprendido e compartilhar boas "ideias para o futuro 60+": dedique tempo, atenção e provoque feedback direto do usuário. Foi decisivo para o projeto Stand, assim como definitivamente é para qualquer outra interação em design 60+.
A série Ideias para o Futuro 60+ tem apoio de Unimed Federação/RS