Por Gabriela Ferreira, líder de Impacto Social no Tecnopuc e diretora técnica da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)
Inovação é fundamental para que os negócios tenham bons resultados e aumentem sua competitividade no mercado. Vários são os requisitos para que uma empresa seja inovadora e, enquanto muitos associam o termo com tecnologia, é preciso ter claro que isso não basta. Na sociedade do conhecimento em que vivemos, o grande diferencial é o ser humano. Competências, habilidades e atitudes alinhadas à estratégia, processos e recursos adequados são o que faz a diferença. E isso está nas pessoas. As tecnologias são criadas por pessoas; a inovação é gente dependente. E como atrair os talentos? Foi exatamente a pergunta que o estudo Best Workplaces for Innovators (melhores locais de trabalho para inovadores, em tradução livre) procurou responder. Na sua primeira edição no ano de 2019, a pesquisa da Fast Company avaliou empresas em que a inovação não é apenas uma palavra da moda, mas parte do sistema de valores. O foco foram as empresas que capacitam todos os funcionários – não apenas executivos, cientistas ou programadores – para criar novos produtos, melhorar operações e assumir riscos.
O resultado é uma lista que orienta inovadores (e candidatos a) sobre ecossistemas profissionais onde podem prosperar. Ela inclui várias grandes companhias como Amazon, Salesforce e 3M e também várias surpresas, como a fabricante de iogurte Chobani e a Versa, uma agência de marketing australiana.
E o que elas têm em comum, apesar das diferenças? São empresas que estão construindo culturas fortes de inovação e incentivando os funcionários, de todos os níveis, a descobrir, explorar e inventar.
De acordo com outra pesquisa, esta realizada também no Brasil, a Great Place to Work (grandes lugares para trabalhar, em tradução livre), as empresas crescem muito mais rápido quando os funcionários percebem que existe um contexto (estratégias, processos, ferramentas) que encoraja e viabiliza a inovação. As organizações que se destacam como inovadoras, de acordo com os resultados, alcançam um crescimento de receita em média cinco vezes superior àquelas menos inovadoras. Nas cem melhores empresas do ranking, sete entre 10 funcionários sentem-se capacitados para inovar. Inovar requer pessoas inovadoras e, para conquistá-las, as empresas também precisam sê-lo. Já pensou como está a atratividade da sua?