Por Onyx Lorenzoni, deputado federal e ministro-chefe da Casa Civil
Uma vitória. Uma conquista dos brasileiros. Para os brasileiros. A Nova Previdência é uma vitória de todos que sofrem diretamente com um sistema previdenciário historicamente insustentável e injusto. Pois fomos nós, os brasileiros, que resolvemos mudar tudo, que fizemos uma renovação sem igual no governo e no Parlamento.
Com o trabalho de um Congresso renovado e disposto a respeitar os anseios populares, conseguimos em seis meses o que governos passados não conseguiram em décadas de negociações frustradas. A aprovação, em primeiro turno, da Nova Previdência pela Câmara é prova disso. Com um governo comprometido com a eficiência, a vida e a solidariedade e não com um projeto de poder. Com um presidente e ministros alinhados com a população para realizar uma mudança de cultura: o Estado servindo ao povo, e não mais se servindo do trabalho das pessoas.
Nossa população é uma das que mais trabalha no mundo: 1.800 horas anuais em média – à frente de japoneses, alemães e outros. Somos um dos dez países que mais produz. E, apesar disso tudo, não estamos nem entre as 70 nações com a população mais rica. Acontece que o dinheiro de cada gaúcho, de cada brasileiro, tem sido dragado por governos incompetentes, corruptos e inoperantes.
Boa parte dos nossos recursos é gasta com custos previdenciários. Em 2014, gastávamos 63% de toda a produção nacional (PIB) na dívida pública. Em 2017, já chegamos a 75%. Se nada fosse feito, até 2022 praticamente todos os recursos públicos seriam gastos em custos previdenciários. Se nada fosse feito.
Até aqui, o brasileiro tem trabalhado muito e ficado com pouco porque são muitos os impostos cobrados para manter um sistema previdenciário insustentável e repleto de desigualdades. Além de um mesmo teto para todos, há uma série de mudanças que impactarão positivamente na vida dos brasileiros, como a redução de alíquotas de contribuição e a assistência inédita a quem está abaixo da linha da pobreza.
A Nova Previdência contribuirá decisivamente para o nosso crescimento. Até aqui, o Brasil não apresentava uma condição fundamental imposta por quem quer investir: a previsibilidade. Com uma economia ajustada, segurança jurídica e estabilidade, haverá expansão do mercado, com geração de emprego e renda, com trabalhadores e aposentados ficando com mais dinheiro no bolso. Vamos em frente, passo a passo, fazendo deste grande país uma grande nação.