Por Renata Porcher Scherer, professora da rede municipal de Portão e doutora em Educação pela Unisinos
Nas últimas semanas dois eventos mereceram nossa atenção. O primeiro refere-se a atitude organizada por estudantes, de uma das mais tradicionais escolas de Porto Alegre, contra uma tradição já estabelecida há bastante tempo, o nomeado "Listão das Gurias". Nessa prática, as estudantes são ranqueadas por seus atributos físicos e descritas pelos estudantes a partir destes. Segundo depoimentos, na lista constavam palavras pejorativas para descrever as características físicas das meninas listadas. Em manifesto, organizado pelas estudantes e apoiado pela equipe pedagógica da escola, as alunas manifestaram seu descontentamento com tal prática e em uma atitude colaborativa afirmaram: "Na nossa lista, estamos ao lado uma das outras celebrando tudo o que somos e que por tanto tempo foi reduzido a nossa aparência".
O segundo evento que desejo comentar refere-se ao lançamento do livro Feminismo para os 99%. O livro foi lançado em vários países e escrito por Nancy Fraser, Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya. A obra busca constituir-se em um manifesto e atenta para a importância de um feminismo que considere além das desigualdades de gênero, as questões relativas a etnia e a classe social. Tal feminismo apresenta um conjunto de pautas como a questão da violência contra as mulheres, questões socioambientais, as relações de trabalho produtivo e reprodutivo, dentre outras. Para as autoras precisamos ampliar as pautas feministas e construirmos um movimento mais inclusivo e democrático.
Destaco, na condição de professora e pesquisadora em educação, esses eventos chamando a atenção da importância de considerarmos o feminismo em nossas pautas pedagógicas. Como professores não podemos fechar os olhos para práticas, consideradas naturais, como ranquear meninas por seus atributos físicos. O manifesto organizado pelas alunas de Porto Alegre foi uma aula para todos os educadores do país. Que tenhamos aprendido a lição e possamos reenquadrar nossas práticas sob novas perspectivas!