Por Fábio Vitola, sócio na Galapos e mentor Endeavor
A teoria da evolução das espécies se resume em uma frase de Charles Darwin: “Não são as espécies mais fortes nem as mais inteligentes que sobrevivem. São as que melhor se adaptam às mudanças”.
Darwin não poderia imaginar o quão aplicável isto seria para uma espécie, em especifico: os empreendedores. Adaptar-se aos consumidores, às exigências governamentais, tributárias e trabalhistas, à competição crescente e aos novos modelos de negócios cada vez mais distintos, definitivamente, não é para qualquer um.
A cada dia que passa, a impressão de que as mudanças ocorrem em progressão geométrica fica mais evidente. Mercados gigantescos somem de uma hora para outra, novas tecnologias surgem, novos modelos de negócios são criados e, com isso, como em qualquer evolução, alguns ficam pelo caminho.
Todos nós temos que evoluir e não acredito que seja possível sozinho. Aquilo que te trouxe até aqui não será, necessariamente, o que vai te levar adiante. Precisamos ser postos à prova, ser questionados e criticados.
Com as empresas, não é diferente. Não podemos nos dar ao luxo de achar que mudanças não ocorrerão em nossos negócios e de ver tudo o que acontece a nossa volta e não fazer nada. Todos enxergamos mudanças drásticas e maravilhosas que estão acontecendo, mas o que você tem feito a respeito? Você já parou para pensar em que nível de maturidade a sua empresa se encontra? Como o mercado, clientes, concorrentes e investidores o olham? Onde eu estou e para onde quero ir? Precisamos mudar, precisamos saber mudar.
O instinto do empreendedor é algo muito importante, mas a sua evolução consiste na experiência e na observação, tornando-o, assim, empírico. A emoção não pode ser mais o nosso guia, a razão se faz necessária. Somente assim teremos consciência da nossa chance ou vontade de levar nossas companhias à perpetuidade.
Ao longo deste caminho, repleto de mudanças, é que entendemos como cada parte foi fundamental e qual o legado que estamos deixando. Empreendedores mudam mercados, realidades, conceitos. Provocam evolução!