O Papa Francisco afirmou, em discurso na Pontifícia Academia de Ciências na segunda-feira, que a Teoria da Evolução e o Big Bang são reais. Francisco criticou quem interpreta a Bíblia achando que Deus agiu como "um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas". As informações são do jornal O Globo.
Papa quer debate "com total liberdade" sobre novo modelo de família
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as últimas notícias de Mundo
- A evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação, pois exige a criação de seres que evoluem - explicou o pontífice na inauguração de um busto de bronze em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI.
O papa ainda acrescentou que a criação do mundo "não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor" e criticou as pessoas que leem o livro do Gênesis, sobre como foi a origem do mundo, e pensam que Deus tenha agido como um mago.
- Mas não é assim - explica.
De acordo com Francisco, o homem foi criado com uma característica especial - a liberdade - e recebe a incumbência de proteger a criação, mas quando a liberdade se torna autonomia, destrói a criação e homem assume o lugar do criador.
- Ao cientista, portanto, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas e não para um grupo ou uma classe de privilegiados - concluiu o pontífice.