Por Leonardo Fração, empresário, presidente do Instituto Cultural Floresta (ICF)
Durante esta semana, foram doadas 1,2 mil pistolas Glock à Polícia Militar do Rio Grande do Sul. Esta será a última grande entrega de um projeto-piloto de R$ 14 milhões em equipamentos para a Brigada Militar e a Polícia Civil que culminou na Lei de Incentivo à Segurança, inédita no Brasil. São méritos de um governo humilde e hábil para receber ajuda e da sociedade que se mobilizou para colaborar.
Nosso Estado sofre de inúmeros problemas. Precisamos de mudanças drásticas na educação, na saúde e na infraestrutura, entre outras áreas. Graças ao trabalho da Secretaria da Segurança Pública e do Instituto Cultural Floresta (ICF), não há grandes mudanças a serem feitas na segurança ostensiva – apenas pequenos ajustes, e muito mais do mesmo que foi feito recentemente.
Nos últimos 12 meses, a criminalidade caiu significativamente. O aumento na sensação de segurança é notável. A postura da polícia é ainda mais exemplar.
Com a entrega adicional das pistolas Glock, o Batalhão de Operações Especiais gaúcho – reconhecido nacionalmente por sua qualidade – torna-se também um dos mais bem equipados do Brasil. Estamos falando em veículos apropriados e protegidos balisticamente, fardamento tático importado, fuzis (Taurus e ArmaLite) e pistolas (Glock) nos melhores padrões mundiais e equipamentos adicionais que colaboram com a inteligência.
Consistentemente, estamos revertendo a guerra contra os criminosos. Mas venceremos esse confronto definitivamente apenas em 10 anos – se começarmos agora uma melhora expressiva nos enormes, mas ainda ineficientes, investimentos em educação. Para isso, é fundamental o apoio à execução de projetos por meio da Lei de Incentivo à Segurança, o Piseg/RS. É um novo ciclo de trabalho do ICF que se inicia, e vamos dedicar a ele esforço semelhante ao que concentramos na primeira fase desse nosso trabalho voluntário e apaixonante.
O ICF, com o próximo governo, espera fazer muito mais. Aos nossos policiais, parabéns. Pela resiliência, força, e comportamento exemplar. Continuem a contar conosco. O povo do Rio Grande do Sul ganha.