Enquanto você lê esse texto, jovens de 15 anos, em algum lugar do Brasil, estão desenvolvendo softwares. Aprenderam a programar na internet, sozinhos, por meio de cursos gratuitos, e estão participando de concursos promovidos por empresas de todo o mundo. Serão remunerados parte em dinheiro, parte em bitcoins.
Essa não é uma simulação de futuro, e sim prática cada vez mais comum. A profissão mais desejada dos Estados Unidos é a de Cientista de Dados, ela não existia há cinco anos atrás. Não existe graduação nessa área de conhecimento, e nem descrição clara sobre o papel desse profissional, mesmo assim, milhares de empresas estão buscando pessoas com essa habilidade por todo o mundo.
Empresas, que até pouco tempo tinham processos formais e rígidos para seleção, estão reduzindo as barreiras para acelerar a atração desses talentos, eliminando pré-requisitos como títulos e formações oficiais. Cursos de curta duração, mesmo que sejam à distância, tornaram-se critério importante nos processos seletivos. Candidatos passaram a ser avaliados por suas habilidades e competências, mesmo que vindas de um ensino informal.
Profissões inexistentes tornam-se desejadas rapidamente, como no caso do cientista de dados (que mistura conhecimentos de tecnologia e ciências exatas). Essa função cresceu graças a quantidade de dados que inundou o mundo, também conhecido como efeito Big Data.
Isso também ocorre com outras dezenas de profissões, como especialistas em internet das coisas, treinadores de inteligência artificial, pilotos de drones, entre tantas outras. Talvez seja até errado chamar de profissões, deveríamos chamar de habilidades.
Talvez seja até errado chamar de profissões, deveríamos chamar de habilidades.
RICARDO CAPPRA
Cientista de Dados
O futuro do trabalho será informal, remoto e dinâmico. Pessoas se conectarão com empresas para solucionar problemas, e logo irão para novos projetos. Relações formais de trabalho se transformarão em ecossistemas funcionais. Essa mentalidade de startup já acompanha as novas gerações, as empresas estão se movimentando para acompanhar isso, pois sabem que existem muitas coisas legais acontecendo do lado de fora dos seus portões.