O complexo desafio da inclusão social nos reporta às diferentes necessidades da nossa sociedade. Também nos incita a pensar de que forma se dá a verdadeira inclusão, e nos remete à reflexão: quem deve ser incluído e de que forma. Quando se fala das Pessoas com Deficiência (PCDs), não se tem dúvidas da importância da "real inclusão" e, percebe-se que essa pauta está longe de ser vencida, apesar dos grandes avanços que tivemos nos últimos anos.
Qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho são as políticas de inclusão em que acreditamos.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o 3 dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, estimula as pessoas a pensar a respeito dos direitos das PCDs e de que forma o poder público assegura a real inclusão social desse importante estrato da população.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, responsável pela articulação das políticas públicas da área social, trabalha para contemplar as demandas das pessoas com deficiência. São diversas iniciativas. O acesso às chamadas Tecnologias Assistivas (TA) contribui, e muito, para o avanço dessa importante politica pública, por exemplo. Mas, sem dúvidas, nenhuma é tão definitiva como a inclusão das PCDs por meio do trabalho.
A Lei de Cotas é um exemplo nesse sentido e contribuiu consideravelmente para o aumento da oferta de vagas para PCDs. Porém, não pode ser encarada como uma obrigação legal. Para as pessoas com deficiência, o trabalho remunerado colabora para a construção da independência de cada um. Pelo lado das empresas, há um ganho social importantíssimo com o desenvolvimento humano da organização como um todo.
Na Prefeitura de Porto Alegre, compreender a importância da politica do trabalho remunerado para os PCDs possibilitou o incremento de ofertas de vagas no SINE Municipal. Foram ofertadas mais de 1000 vagas desde o início do ano. Qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho são as políticas de inclusão em que acreditamos, pois possibilitam emancipação e dignidade às pessoas. Essa é a verdadeira inclusão.