* Administrador, servidor público
Quando vemos uma professora agredida por aluno, idoso sendo espancado, manchetes de novos casos de corrupção a cada dia, médicos e advogado orientando fraudes em aposentadorias, impunidade, racismo, só para dar alguns exemplos, podemos ter a atitude de achar tudo isso normal, as coisas seriam assim mesmo, ou nos preocupamos com uma grave crise que nos encontramos. Trata-se em sua essência de uma crise dos valores.
A definição de "valor", que parece clara, na verdade é muito complexa. Aqui me refiro a valor como qualidade intrínseca que é percebida pelo homem como digna, válida e desejável. Dentro da filosofia, a ciência que a estuda chama-se axiologia, um dos temas que mais deveriam despertar nosso interesse.
Parece que os valores absolutos e perenes da verdade, bondade, amor, vida, justiça, honestidade, por exemplo, hoje em dia já não têm mais brilho em nossas consciências, na sociedade e na cultura, o que acaba por gerar um mundo desorientado.
E é nos lugares mais óbvios que estes valores precisam ser enraizados: na família, na escola e na igreja. Para a criança é insubstituível o papel que os pais ou responsáveis têm para a educação dos filhos através de seu exemplo e da palavra, para correção ou incentivo. Nas escolas, especialmente as não confessionais, geralmente públicas, recomendaria que este tema esteja sempre presente nas diversas disciplinas, especialmente no ensino religioso obrigatório. Em relação à Igreja, eles geralmente percorrem as linhas mestras de pensamento das catequeses e dos diversos ritos, intrinsecamente naquilo que extraímos das Sagradas Escrituras, da tradição e dos ensinamentos oficiais, pelo exemplo dos catequistas, dos padres ou pastores e da comunidade em geral. Além dos três mencionados, vejo que o esporte e a música, quando bem orientados, também podem colaborar nesta formação.
Educar para os valores, para o respeito ao próximo, às autoridades e até a si próprio, nunca é demais. Mas preciso enfatizar que, como se diz popularmente e com muita razão, os valores recebemos primeiro em casa.