Há um descompasso entre quem está inserido no mercado de trabalho e aqueles que, a exemplo dos jovens, precisam nele ingressar. Os que têm seu lugar já assegurado lutam por manter a rigidez e a segurança dos contratos. Para os demais, quanto mais aberto e flexível for o mercado, mais oportunidades se abrem.
Para os jovens se integrarem com maior rapidez a esta nova realidade, é fundamental serem preparados desde os bancos escolares para o desafio do empreendedorismo e da inovação. E é neste ponto que é importante destacar o trabalho voluntário que as equipes da Junior Achievement levam para as redes escolares pública e privada do país, em especial o programa Miniempresa, que simula uma experiência real e única de como criar e gerir um negócio, passando por todas as etapas, desde o estudo de mercado até o desenvolvimento de um produto e a sua comercialização. Outros projetos orientam sobre a importância de permanecer na escola, sobre a ética nos negócios ou oferecem a experiência de acompanhar a rotina de um empresário durante um dia.
Só no Rio Grande do Sul, 1 milhão de jovens já participaram desses programas e, o que é mais relevante, 30% deles, posteriormente, criaram o seu próprio negócio. Nesta nova realidade cada vez mais competitiva e tecnológica, em que as carreiras tradicionais sofrem grandes alterações, desenvolver a cultura do empreendedorismo faz toda a diferença.
Propósito é o que está movendo esta nova geração a criar seus próprios negócios com base em seus valores pessoais, que coincidem com os melhores interesses da sociedade. Não há mais espaço para profissionais que enxergam o trabalho como um fardo e etapa transitória para alcançar a aposentadoria. Tampouco há lugar para o discurso da vitimização ou para a ilusão de que o governo seja a solução para os problemas. Vamos apostar nessa nova geração de empreendedores criativos que estão surgindo e seguir estimulando que surjam muitos outros. Esse é um grande caminho para o Brasil ter perspectiva de crescimento perene nos âmbitos social e econômico.