Iniciou-se a escolha dos candidatos a presidente. Diversos nomes disputam a indicação pelos partidos. Já aparecem os principais candidatos. No Partido Republicano, Ted Cruz e Donald Trump.
Pelos Democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders.
A escolha do candidato de partido ocorre em cada um dos 50 Estados da federação norte-americana, onde são apontados os delegados partidários, vinculados a um candidato. Há duas formas de escolha de delegados: eleições primárias ou "caucus" (reunião dos eleitores - convenção do partido - em algum lugar).
Nas primárias, que são organizadas pelos governos locais, votam os eleitores registrados no Estado e podem ser:
- fechadas: só participam os eleitores registrados no partido;
- abertas: participam todos os eleitores que só podem votar em delegados vinculados ao candidatos do partido, ou, no outro modelo, podem votar em candidato de outro partido (este mais raro).
Os delegados partidários escolhem o candidato do partido e este indica o seu vice-presidente. Após, vem a votação para o Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados (electors) escolhidos pelos Estados.
O número de delegados de cada Estado é igual ao número de seus senadores, sempre dois, mais o número de seus deputados, baseado em censo populacional que se realiza a cada 10 anos (O Estado da Califórnia tem 55 delegados, e Dakota do Norte pode ter três ou quatro).
A seleção dos candidatos a delegados-eleitores para o Colégio Eleitoral varia em cada Estado. No mais das vezes, os partidos os escolhem em convenção estadual ou pelo seu comitê central.
Em cada Estado, com regras próprias, são eleitos, em votação direta, os delegados-eleitores comprometidos com um dos candidatos presidenciais. Na primeira segunda-feira seguinte à segunda quarta-feira do mês de dezembro, é realizada a votação pelo Colégio Eleitoral.
Os votos são contados pelo Congresso, em sessão conjunta (Senado e Câmara de Representantes - deputados). Estará eleito o candidato que fizer a maioria absoluta dos votos, ou seja, 270 votos.
Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta, a decisão caberá à Câmara dos Deputados, que escolherá, por maioria absoluta, dentre os três candidatos mais votados no Colégio. Na Câmara, cada delegação estadual terá um voto.
Esse complexo sistema foi criado pelos "fundadores dos Estados Unidos" como mediação entre uma eleição pelo Congresso e uma eleição pelo voto popular direto.