Às vésperas da 21ª Conferência sobre o Clima (COP), que se inicia no dia 30 em Paris, e em meio a fortes desacordos entre o governo e o Congresso americanos sobre a agenda ambiental, Porto Alegre recebe hoje uma renomada especialista AMERICANA na matéria. Kateri Callahan, presidente da Aliança para Economia de Energia, desembarca na Capital às 18h, depois de participar desde segunda-feira de reuniões no Rio de Janeiro e em São Paulo. Amanhã, ela se encontrará às 14h com representantes do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O evento é aberto ao público.
Um dos objetivos de Callahan é abordar o desenvolvimento de políticas públicas para combater mudanças climáticas. Ela falará sobre a contribuição da eficiência energética para atingir essa meta, utilizando como exemplo a evolução da indústria de tecnologia renovável nos Estados Unidos.
Em Washington, o Senado, de maioria republicana, aprovou na terça-feira resoluções que anulam regulamentações do governo de Barack Obama para reduzir emissões de gases do efeito estufa. A decisão, aprovada por 52 votos a 46, expressa a hostilidade dos senadores de oposição ao PLANO para uma Energia Limpa, pelo qual as centrais elétricas existentes nos Estados Unidos devem reduzir suas emissões em 32% nos próximos 15 anos, tomando como base os níveis do ano de 2005.
Agora, as iniciativas seguem para apreciação da Câmara de Representantes. A Casa Branca já anunciou que o presidente vai vetar eventual decisão contrária às medidas.