Por Nilson Vargas, gerente-executivo de Jornalismo da RBS
Em 25 de novembro de 2023, o jornalista Ricardo Gandour escreveu neste espaço sobre a falta que faz um prêmio nacional de jornalismo para reconhecer os melhores profissionais da imprensa brasileira num tempo em que a atividade é tão relevante para a sociedade e, ao mesmo tempo, tão torpedeada por setores nada comprometidos com a verdade.
A ausência deste holofote nacional acaba trazendo o foco para um ambiente tão importante aos profissionais da área quanto o da opinião pública: a redação. Nas redações da RBS há um caso exemplar de reconhecimento ao jornalismo: o Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento.
Numa conta rápida, é possível afirmar que pelo menos 6 mil trabalhos foram inscritos em duas décadas. O número de autores é algumas vezes maior e aqui está uma das características da premiação: valorizar o trabalho em equipe feito por profissionais de diferentes veículos, algo típico de uma rede de comunicação multimídia e integrada. Foram comuns, nos muitos eventos de premiação, cenas de palco repleto de autores de um só trabalho.
O correr dos anos mostrou um dos segredos da longevidade do prêmio: o encaixe ao momento do país e do jornalismo
O correr dos anos mostrou um dos segredos da longevidade do prêmio: o encaixe ao momento do país e do jornalismo. No 2020 de pandemia, por exemplo, a entrega dos diplomas e troféus foi em solenidade remota. Já na primeira edição, em 2004, quando a imprensa ainda tentava entender o fenômeno da internet, uma das categorias premiadas foi “experiência de vínculo entre online e veículo tradicional”. O pomposo nome hoje é desnecessário, pois muitos dos trabalhos inscritos são multiplataforma e, portanto, digitais.
Qualidade, precisão, busca de soluções para problemas apontados na apuração, engajamento com o público, construção ética e equilíbrio são outros atributos que a RBS sempre procurou valorizar ao escolher os vencedores. Atributos que podem ser sintetizados no nome do reconhecimento entregue a cada ano ao primeiro colocado: Grande Prêmio Jayme Sirotsky, em homenagem ao presidente emérito da RBS, presença carismática em todas as solenidades com um discurso sempre marcado por ensinamentos e bom humor. “Vamos agora revelar o vencedor do ‘troféu eu’”, ele costuma repetir no palco para descontrair um momento que é simbólico, é de todos e reafirma os princípios do jornalismo praticado por veículos e profissionais do Grupo RBS. Sobre esta base sólida de 19 edições, já neste início de 2024 será lançado o 20º Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento.
*Periodicamente o Conselho Editorial da RBS convida profissionais para escrever neste espaço sobre assuntos relacionados ao jornalismo