Depois de 17 meses sem shows presenciais no Chile, o primeiro evento do tipo foi realizado com 200 voluntários, que compareceram à apresentação da banda Chancho en Piedra. O concerto ocorreu na última quinta-feira (26), sob exigência de apresentação de teste RT-PCR negativo e uso de máscaras, de acordo com o jornal A Folha de São Paulo.
O primeiro evento de rock na América Latina em meio à pandemia, denominado “La Música Ensaya” (A Música Ensaia), é um estudo da Sociedade Chilena de Autores e Intérpretes Musicais (SCD) e do Hospital Clínico da Universidade do Chile, que busca conclusões científicas para o retorno dos shows e outras atividades culturais em tempos de covid-19.
Os voluntários aproveitaram uma hora de concerto da popular banda chilena, que mistura rock ao funk. O teste começou às 8h e quem testou negativo para o vírus teve seu passe para uma sala também com protocolos sanitários, com máscaras e álcool gel à mão. Além disso, todos os participantes obrigatoriamente deveriam estar com o esquema vacinal completo.
No Chile, 69% dos habitantes estão com o sistema vacinal completo. Recentemente o país andino começou a aplicar a terceira dose de imunizante contra o coronavírus.