O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (26) que os Estados Unidos retomarão em breve as negociações comerciais com a China. Os dois países mantêm uma guerra comercial que se intensificou nos últimos dias.
— A China nos ligou ontem à noite. (...) Nos falaram "vamos retornar à mesa de negociações", então vamos voltar — disse Trump à imprensa na reunião de cúpula do G7 em Biarritz, na França. — Vamos retomar as negociações muito em breve. Acredito que alcançaremos um acordo — completou.
Trump disse ainda que recebeu "duas ótimas ligações" e aproveitou para elogiar o colega chinês, Xi Jinping, a quem chamou "grande líder" que "entende como as coisas funcionam".
A guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas do planeta aumentou na sexta-feira, depois que a China anunciou um amento das tarifas sobre os produtos americanos, que representam 75 bilhões de dólares em importações por ano. Washington respondeu com o anúncio de novas tarifas sobre os produtos chineses, que devem entra em vigor em setembro e dezembro.
A escalada na guerra comercial China-EUA preocupa as outras potências mundiais, inquietas com as ameaças de recessão na Europa e nos Estados Unidos.