O negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, pediu nesta segunda-feira (11) maior clareza de Londres sobre como solucionar a aprovação do acordo de separação, classificando como "interessante" a proposta do líder da oposição britânica.
"Algo precisa se mover do lado britânico. É a clareza ou o movimento de deve chegar ao Reino Unido, porque alcançamos um acordo com o governo britânico", garantiu Barnier em Luxemburgo após se reunir com o primeiro-ministro do Grão-Ducado, Xavier Bettel.
O Reino Unido, que deve deixar a União Europeia (UE) em 29 de março, vive em absoluta incerteza sobre o que acontecerá no Brexit, após o Parlamento britânico rejeitar em janeiro o acordo fechado com Bruxelas pela primeira-ministra Theresa May.
A líder conservadora se aferra ao mandato de Westminster que pediu para ela buscar uma "mudança juridicamente vinculante" nos termos da salvaguarda idealizada para evitar uma fronteira entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.
Contudo, Barnier descartou mais uma vez a possibilidade de reabrir o acordo de divórcio e afirmou que a solução cabe ao Reino Unido.
"Escutei a própria May dizer que queria manter um diálogo com a oposição", afirmou o europeu, que pouco antes tinha afirmado ser "interessante no tom e no fundo" uma proposta do líder da oposição britânica, Jeremy Corbyn.
A premiê britânica rejeitou o pedido de Corbyn de Londres buscar uma união aduaneira permanente com a Europa.
O negociador europeu deve se reunir nesta segunda com o ministro britânico para o Brexit, Steve Barclay, de quem espera uma análise "sobre as próximas etapas previstas por Londres".
* AFP