O mundo observa atento aos próximos passos do resgate do grupo de meninos preso em uma caverna na Tailândia. Na segunda-feira (2), o grupo foi localizado pelas equipes de resgate em uma caverna de 10,3 km em Pattaya Beach, no parque Thang Luam-Khun Nam Nang Non. A retirada do grupo da caverna não será realizada de imediato, pode levar de vários dias a meses, segundo os responsáveis pelo socorro.
O que aconteceu?
No dia 23 de junho, o time de futebol formado por garotos com idades entre 11 e 16 anos entrou na caverna para se abrigar da chuva com o treinador. Com a inundação do local, os jovens acabaram ficando presos.
Quando eles foram encontrados?
No dia 2 de julho, por equipes de socorro da província de Chiang Rai.
Por que eles ainda não foram resgatados?
As equipes de socorro permanecerão no local, com os meninos e o técnico, até que tenham condições de percorrer o o trajeto que os separam da saída. As possibilidades de um resgate nas próximas horas são escassas. O atual nível da água implica um percurso submarino que um mergulhador experiente completaria em seis horas, segundo os socorristas. O grupo receberá alimentos para quatro meses e aulas de mergulho para o resgate.
Quantas pessoas estão presas na caverna?
Estão presas 13 pessoas: 12 meninos, entre 11 e 16 anos, que compunham um time de futebol, e o técnico do time, de 25 anos.
Um vídeo gravado pelos socorristas e publicado no Facebook mostra um grupo de meninos magros, vestidos com camisas de futebol sujas de lama, refugiados em uma saliência da caverna cercada pela água.
Quais são as possibilidades de resgate?
As equipes de resgate trabalham com três possibilidades para retirar os meninos da caverna. Na primeira delas, os meninos seriam treinados para percorrer quase 4 km até o acesso por onde eles entraram e que esta completamente alagado.
Outra possibilidade seria perfurar uma rocha acima do local onde os meninos está. A distância da superfície até o local é de 1000 metros. Uma terceira alternativa é drenar a água que está nas galerias impedindo a saída do grupo.