Foi encontrado nesta segunda-feira (2) o time de futebol juvenil tailandês formado por 12 meninos e o técnico deles, de 25 anos, desaparecido há nove dias – desde do dia 23 de junho. O grupo foi localizado em segurança no interior de uma caverna no distrito de Mae Sai, norte do país, perto da fronteira com Mianmar.
— Nós achamos todos os 13, sãos e salvos — afirmou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, entre os gritos de alegria dos socorristas e jornalistas.
A retirada do grupo da caverna, no entanto, não será realizada de imediato e o resgate pode levar vários dias. As equipes de socorro permanecerão no local, com os meninos e o técnico, até que tenham condições de percorrer os mais de três quilômetros – inundados em parte – que os separam da saída.
— Vamos levar comida, mas não estamos certos de que possam ainda se alimentar, já que não comem há muito tempo. Também levaremos um médico que seja mergulhador — acrescentou o governador.
A televisão pública da Tailândia divulgou um vídeo – da Marinha do país – que mostra imagens do resgate do time (veja abaixo). Segundo a emissora PBS, os meninos reclamaram de fome e agradeceram à equipe de socorristas.
O desaparecimento
As autoridades acreditam que o time – formado por jovens com idades entre 11 e 16 anos – entrou na caverna para escapar do tempo ruim. O alerta sobre o desaparecimento veio de uma das mães, quando seu filho não retornou para casa na noite do dia 23 de junho.
A caverna Tham Luang não é muito frequentada por turistas por ficar em uma área remota, mas atrai os moradores da região, que veneram uma pequena estátua de Buda no local. O acesso à gruta, que tem vários quilômetros de galerias, fica em um caminho muito inclinado.