Os 12 meninos e seu treinador de futebol presos há 11 dias em uma caverna na Tailândia estão em "bom estado de saúde", mas têm poucas chances de serem resgatados nesta quarta-feira (4). As equipes de resgate tentam reduzir o nível de água no local antes das chuvas previstas para sexta-feira na região.
A marinha tailandesa publicou nesta quarta um novo vídeo do grupo. Nas imagens, gravadas na terça-feira, 11 meninos fazem uma saudação, dizem seus nomes e afirmam: "Estou bem de saúde".
Não foi explicado porque o 12º menino e o treinador não terem gravado mensagens. "Após comerem, todos foram examinados por um médico militar", revelou a Marinha.
— Estou muito feliz — reagiu a mãe de um dos meninos ao ver o novo vídeo, exibido pelos socorristas em uma barraca, não muito distante da entrada da caverna. — Ele está magro — assinalou a mulher.
O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, que lidera a célula de resgate, declarou que um resgate ainda nesta quarta-feira seria "difícil", já que o nível de água na caverna segue elevado, apesar do sistema de bombeamento instalado no local.
— A água tem baixado um centímetro por hora, o que não é ruim dado o tamanho da caverna — explicou.
O grupo já começou a ser treinado para o mergulho, mas os socorristas salientaram que não pretendem se precipitar sobre a evacuação, que será complicada.
— Devemos ter 100% de certeza no momento de decidir a operação — disse Osottanakorn.
Os meninos – com idades entre 11 e 16 anos – foram encontrados com o treinador, de 25 anos, na noite de segunda-feira, sãos e salvos, após ficarem isolados na caverna devido a fortes chuvas.