Uma nova tempestade tropical, chamada de Katia, se formou na costa do México no terceiro fenômeno ciclônico simultâneo no Oceano Atlântico, junto com o violento furacão Irma, anunciou nesta quarta-feira (6) o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
Katia se formou 165 quilômetros a leste do porto mexicano de Tampico e se desloca a 4 km/h na direção sudeste, com ventos de 65 km/h, segundo o NHC.
Leia mais:
Furacão Irma atinge Antilhas com vento de até 295 km/h
Irma? Harvey? Como são escolhidos nomes de furacões
Entenda como são definidas as categorias de furacões
A tempestade deve ganhar força nas próximas 48 horas e permanecerá ao longo do litoral mexicano até sexta-feira (8).
Por outro lado, a tempestade tropical Jose se encontra 2 mil quilômetros a leste das Pequenas Antilhas e se dirige para o Caribe. O NHC espera que Jose alcance força de furacão durante o dia.
Já o furacão Irma tocou a terra, na madrugada desta quarta-feira (6), na ilha de Barbuda e segue avançando pelo Caribe, onde pode provocar tempestades e ondas de até seis metros de altura. O fenômeno meteorológico atingiu a categoria 5, a máxima da escala.
Com vento de até 295 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, o furacão passou por Barbuda por volta das 2h locais (3h pelo horário de Brasília). Irma avança pelo Caribe em direção noroeste, no sentido das Ilhas Virgens e de Porto Rico.