A Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Centrape), suspeita de participar de esquema de falsificação de assinatura de aposentados para lhes cobrar, em conjunto com a Sabemi Seguradora, por seguros associativos não autorizados, anunciou na tarde desta quarta-feira (19) que irá "suspender definitivamente as captações de novos afiliados".
Atualmente, a entidade diz ter 245 mil integrantes. A associação se declarou vítima de representantes bancários e de agenciadores de seguros que atuam no mercado e que, conforme revelou reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI), falsificam a autorização de idosos, os quais se tornam "sócios" da Centrape e passam a sofrer descontos não autorizados nos salários.
A Sabemi recebe as documentações fraudadas de representantes bancários e as envia eletronicamente ao INSS, que chancela as operações. Enquanto o idoso fica com prejuízo, as outras partes da operação — agenciador, representante, Centrape e Sabemi — se beneficiam com frações de comissão.
A Centrape ainda anunciou que irá tomar "medidas judiciais contra os fraudadores que serão identificados pelas autoridades". O suposto esquema está sob investigação da Polícia Federal. O Procon-RS notificou a Sabemi requerendo explicações e um plano de reparação de vítimas.
O Grupo Sabemi tem matriz em Porto Alegre, enquanto a Centrape se localiza em São Paulo.
Confira a íntegra da nota da Centrape:
"A Centrape - Central Nacional de Aposentados e Pensionistas do Brasil - comunica que, em virtude dos fatos relatados pelos meios de comunicação, a respeito de supostas fraudes de correspondentes bancários envolvendo o seguro estipulado por esta entidade junto à Sabemi Seguradora, para beneficiar seus afiliados, decidiu:
1 - manter suspensas definitivamente as captações de potenciais novos afiliados, providência já adotada por esta entidade desde setembro de 2018.
2 - tomar medidas judiciais contra os fraudadores que serão identificados pelas autoridades.
A Centrape reitera que também é vítima dessa ação e que muito tem investido para aumentar os seus mecanismos de controle, segurança e transparência, com base em moderno programa de compliance.