Mesmo com tempo instável, a organização do Acampamento Farroupilha estima que o evento receba até 100 mil visitantes neste feriado. A estimativa é da GAM3, empresa, que administra o parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
A projeção é de que, se a chuva acalmar durante a tarde, o parque vá lotar. Por volta das 10h30min da manhã desta sexta-feira (20), ainda havia lugar nos estacionamentos do entorno do parque. O movimento era mais forte dentro dos piquetes se comparado com os visitantes que circulam pelas vias do acampamento, até por conta das pancadas de chuva que os afastavam de áreas descobertas.
Em uma das instalações, um grupo de 12 pessoas de Viamão se reuniu para celebrar o 20 de Setembro. Com um costelão 12h no fogo desde 9h30min, os amigos são motivados pela tradição e confiam no analista de compras Luis Berrutti, 37 anos, como assador.
— O segredo é manter longe do calor, assando "na manha". Deixar sempre no lado oposto do fogo. No final da noite, a carne sai macia, sozinha do espeto — afirma Luis, que já frequenta o parque há sete anos e aprovou a estrutura desta edição.
A expectativa dos organizadores é que a edição deste ano se encerre tendo cerca de 2 milhões de visitantes, o que ultrapassaria a marca do ano passado, que foi de 1,2 milhão.
A cerimônia de extinção da chama crioula está marcada para as 15h desta sexta, no palco Jayme Caetano Braun, mas a agenda de shows segue até a meia-noite. A programação se encerra no domingo (22).