
A Igreja do Quadrado, situada no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, foi arrombada e vandalizada na tarde da quarta-feira (30). Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver objetos sacros e móveis danificados no interior da construção de mais de 300 anos, que é um dos principais símbolos históricos do sul do Estado da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito é um homem de 25 anos, que fugiu após o crime e foi encontrado posteriormente junto a familiares, apresentando "comportamento agitado e discurso desconexo".
A prefeitura de Porto Seguro se manifestou por meio de nota oficial, classificando o ato como um "desrespeito à memória, à cultura e ao patrimônio histórico do município". O prefeito Jânio Natal também publicou uma nota de repúdio nas redes sociais.
"As relíquias destruídas fazem parte da alma de nosso povo e da identidade de nosso País. Quero assegurar a todos que eu e a Prefeitura faremos tudo para que os danos sejam reparados", escreveu.
O suspeito foi encaminhado para atendimento médico e segue internado sob escolta da Polícia Militar. A Delegacia Territorial de Porto Seguro investiga o caso como dano qualificado contra o patrimônio.
Igrejinha tem mais de 300 anos de fundação
A Igreja do Quadrado de Trancoso, que tem como padroeiro São João Batista, foi construída por padres jesuítas em 1656, como parte de sua missão de catequizar os povos indígenas.
A construção ocupa o espaço onde antes havia uma casa para os padres e uma biblioteca, que foram demolidos para a construção da igreja, que tem 368 anos.
O templo é um marco religioso e social em Trancoso, sendo palco de eventos comunitários, festividades e casamentos.